Os fabricantes de veículos pesados e empresas ligadas ao setor da energia anunciaram o lançamento do projeto H2Accelerate para apoiar a introdução em massa de camiões alimentados a hidrogénio na Europa.
A Iveco, a Daimler Trucks, Grupo Volvo, a OMV e a Shell anunciaram o lançamento do projeto H2Accelerate, que se destina a ajudar a criar as condições para a implementação em massa da circulação de camiões alimentados a hidrogénio na Europa.
O acordo entre estas cinco entidades foi revelado alguns dias depois de ter sido anunciado o compromisso das marcas das principais marcas de camiões e comerciais de deixarem de comercializar veículos diesel a partir de 2040.
Uma das alternativas apontadas para a descarbonização completa do transporte de longo curso é o hidrogénio, sendo expectável um forte aumento da produção de camiões movidos a este combustível.
O novo paradigma vai obrigar à criação de um novo ecossistema, que inclui a implementação de instalações para a produção de hidrogénio de carbono zero, sistemas de distribuição de hidrogénio em larga escala, uma rede de postos de abastecimento de líquido e gasoso, assim como a produção de camiões alimentados a hidrogénio.
Os participantes do projeto H2Accelerate defendem que os investimentos alinhados em todo o setor, ao longo desta década, permitirão criar as condições para a introdução em grande escala de transportes pesados a hidrogénio e, assim, serem cumpridas os objetivos de descarbonização até 2050.
Os membros do projeto H2Accelerate acreditam que o escalonamento da produção ao longo de uma década irá contribuir para atrair grupos de clientes que estejam dispostos a assumir um forte empenho no transporte a hidrogénio, logo desde o início.
Apoios públicos na fase inicial
Na primeira fase, essas frotas devem operar em grupos regionais e ao longo dos corredores europeus de alta capacidade, com boa cobertura de postos de abastecimento.
Os membros do projeto H2Accelerate consideram que será necessário um apoio do setor público na fase de lançamento da rede de abastecimento de hidrogénio, designadamente ao nível de financiamentos para projectos pré-comerciais antecipados.
LEIA TAMBÉM
MAN Truck & Bus investiga soluções a hidrogénio para pesados
Paralelamente, os participantes irão trabalhar no sentido de obter o envolvimento de responsáveis políticos e entidades reguladoras, de forma a incentivar um ambiente político que ajudará a apoiar, no período subsequente, a produção em grande volume de camiões a hidrogénio e a implementação, em toda a Europa, de uma rede de abastecimento de hidrogénio de carbono zero.