A Guimabus ganhou a concessão do serviço de transporte urbano e suburbano de Guimarães para os próximos dez anos. A operação será assegurada por 43 autocarros Irizar, incluindo 17 elétricos e 26 diesel "low entry" com chassis MAN.
Ao abrigo de um concurso público internacional lançado pela autarquia de Guimarães, a Guimabus, detida pela empresa Vale do Ave, ganhou a concessão do serviço de transporte urbano e suburbano naquele concelho para os próximos dez anos, a partir de janeiro de 2022.
A operação será assegurada por 43 autocarros Irizar, incluindo 17 elétricos do modelo Irizar ie bus com 12 metros de comprimento, 16 urbanos diesel Classe I e dez interurbanos diesel Classe II. Os autocarros com motor de combustão pertencem ap modelo Irizar i3 "Low Entry", e têm comprimentos de 12 metros e 12,75 metros, respetivamente.
Os autocarros elétricos são veículos integrais Irizar com duas portas de acesso, equipados com baterias Irizar com capacidade de 443 kWh e permitem transportar até 40 passageiros sentados, dispondo ainda de espaço para cadeira de rodas.
Além dos veículos, a Irizar também forneceu nove carregadores de 150 kW da Jema Energy, empresa do Grupo Irizar, incluindo oito 2x75 kW Combo II e um de 150 kW CCS Combo II, que ficarão instalados na estação de recolha da empresa para permitir o carregamento lento das baterias dos autocarros durante a noite.
Piso semirrebaixado
Os autocarros diesel são carroçados em chassis MAN. Os 16 veículos urbanos Irizar i3LE, Classe I, assentam em chassis MAN C2LE Euro 6D com motor de 250 cv e oferecem uma lotação para 41 passageiros sentados. Os dez autocarros interurbanos Irizar i3LE foram construídos sobre chassis MAN C2LE Euro 6D com 290 cv e permitem transportar 45 pessoas sentadas.
Todos os autocarros fornecidos pela Irizar à Guimabus possuem piso semirrebaixado e uma plataforma para passageiros de mobilidade para facilitar o acesso e de um espaço reservado para cadeiras de rodas, assim como sistemas de extinção de incêndios.
Além das vantagens ambientais das emissões zero de dióxido de carbono e dos baixos níveis de ruído dos autocarros elétricos, todos os veículos apresentam um design moderno e oferecem elevados níveis de segurança, eficiência, acessibilidade e conforto dos passageiros.
Os 43 autocarros Irizar vêm renovar toda a frota afeta ao serviço de transporte urbano e municipal de Guimarães, até agora operado pelos TUG - Transportes Urbanos de Guimarães, detidos pela Arriva Portugal.