Existe um apelo singular nos "novos clássicos", modelos que apesar de conseguirem manter os seus traços de modernidade ostentam silhuetas e outros elementos de ligação ao passado das marcas. Aqui fica mais um excelente exemplo disso, com um Ferrari GTC4 Lusso transformado em Ferrari 412 Nos últimos tempos assistímos à revelação de vários modelos que recuperam e modernizam ícones do passado. E esta opção não está restringida a uma marca, como se comprova numa diversidade de projetos onde se incluem o Porsche 935 Moby Dick, o Jaguar E-Type Zero (alvo de reportagem na edição Premium da Turbo 446), o Aston Martin DB4 GT ou o recente concept Peugeot e-Legend. Agora uma preparadora decidiu juntar-se a esta moda, ao transformar o GTC 4 Lusso num Ferrari 412. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/ferrari-gtc4lusso.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/ferrari-gtc4lusso_0.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/ferrari-gtc4lusso_1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/ferrari-gtc4lusso_2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/ferrari-gtc4lusso_3.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/project-pony-ares-design-13.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/project-pony-ares-design-16.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/project-pony-ares-design-17.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/ferrari-gtc4lusso1111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/ferrari-gtc4lusso2222.jpg] Este modelo convertido no clássico dos anos 80 recorre a uma carroçaria fabricada em fibra de carbono, trabalhada para recuperar as formas do seu antepassado. O resultado é uma dianteira com a grelha que mantém as linhas do GTC, enquanto na retaguarda passamos a ter três volumes bem definidos, com um visual mais retro. Isto permite conferir ao modelo um novo apelo visual, com uma imagem menos desportiva mas mais estatutária, que resulta muito bem. Ou seja, este Ferrari 412 moderno é um automóvel destinado, provavelmente, a um executivo ou chefe de estado que seja fã de uma condução mais entusiasmante. Para isso também contribui o facto da marca manter a mesma motorização moderna do GTC 4Lusso. Ou seja, um V12 de 6,2L com 690cv e 697Nm que responde a toda a velocidade quando se pressiona o pedal do lado direito. Por saber fica se as alterações na carroçaria têm impacto nas especificações, que anuncia acelerações bem agradáveis até aos 100km/h em 3,4 segundos, e uma velocidade máxima de 335km/h. A autora deste Ferrari 412 moderno é a Ares Design, que também está a fazer renascer o DeTomaso Pantera num outro projeto. Este "estudo" que recuperou o Cavallino Rampante dos anos 80 teve o nome de "Project Pony", e os modelos finais custam 700.000€, praticamente o dobro do GTC 4Lusso. Mas esse é o preço a pagar para ter um modelo que mostra em todo o esplendor a filosofia da Ares Design: "Guerra contra a Mediocridade". Fonte: Ares Design e Autobild.es