Proposta rara nos dias de hoje, o Toyota GT 86 foi originalmente apresentado como pequeno e acessível desportivo, focado no prazer de condução. Chegado o momento de apresentar a segunda geração e depois de muitas incertezas pelo meio, antevêem-se agora muitas alterações... a começar no nome!
As informações acabam de ser avançadas pela Allcarnews, com base em supostas informações internas da Toyota, que terão transpirado para o exterior. E que, além de revelações relativamente a outras marcas e produtos da Toyota Motor Corporation, anunciam importantes alterações no GT 86.
LEIA TAMBÉM
Próximo Toyota GT86 deve voltar a ser "meio Subaru"
A começar, pelo nome. Segundo apurou a mesma publicação, o próximo GT 86 deverá deixar cair o "T", para passar a assumir a denominação GR 86. Sinónimo não apenas de uma aproximação à divisão mais desportiva da marca nipónica, a Gazoo Racing, mas também de um carro totalmente novo, a começar na plataforma e mecânica.
Esta "revolução", que deverá abranger igualmente o irmão gémeo do GT 86, o Subaru BRZ, deverá trazer, ainda e por outro lado, mais potência, com o futuro GR 85 a anunciar, já não os 200 cv originais, mas cerca de 260 cv. Como? Fruto da adopção de um novo motor boxer made by Subaru, com quatro cilindros, 2,4 litros de cilindrada e - sacrilégio!... - turbocompressor.
A ajudar ao divertimento na condução deste GT 86, a manutenção da tracção apenas traseira, intocada nesta revolução, mas também um interior renovado e de maior qualidade. Tudo para conhecer, in loco, já a partir do próximo ano de 2021!
As outras novidades Toyota
Embora importantes, os "segredos" descobertos pela Allcarnews não se limitaram, contudo, ao próximo GT 86. Abrangendo igualmente, além de vários modelos comercializados exclusivamente no continente americano, outras propostas que também marcam presença no mercado português.
É o caso, por exemplo do regressado Camry, que deverá ter um restyling já em 2021, para, em seguida, apresentar uma geração nova, já para 2024.
Ainda na marca Toyota, promessas de um novo Corolla Crossover, já para 2021, ao passo que o icónico Land Cruiser, regressará às origens, despindo-se de quaisquer superfluidades, para voltar a ser um todo-o-terreno puro e duro .
Lexus também na berlinda
Quanto à Lexus, cujos planos de futuro acabaram transpirando igualmente para fora da reunião com concessionários, destaque para a chegada de um novo V8 TwinTurbo em 2022, a estrear pelo gran tourer LC-F. Sendo que, também os modelos LS e ES deverão receber actualizações, nesse mesmo ano.
Com morte decretada, surge o GS, que deverá ser substituído no line-up por uma versão Lexus do Toyota Mirai de tracção traseira. Um ano antes, em 2021, chegará o novo IS, além de um novo NX, construído em cima da nova plataforma TNGA-K, cinco novos motores... e ecrã táctil de 14 polegadas.
Ainda no domínio dos SUV, decidida parece estar igualmente uma nova geração do RX e um novo modelo para substituir o GX, tudo em 2023. Sendo que, um ano antes, o maior destes modelos, o LX, apresentar-se-á totalmente revolucionado - além de passar a contar com um V6 híbrido, o modelo deverá aspirar a rivalizar com o Bentley Bentayga e com o seu V8!...