Grupo VW e Bosch aliam-se na produção de baterias

Para reduzir a dependência europeia de fornecedores externos, a Bosch e o Grupo VW unem-se na produção de baterias para veículos elétricos

Dois gigantes germânicos da indústria automóvel, a Bosch e o Grupo Volkswagen, vão unir-se para ajudar na construção de fábricas de baterias na Europa, reduzindo a dependência deste componente de fornecedores de outros continentes

O Grupo Volkswagen e Bosch juntaram-se e anunciaram uma joint venture dedicada às baterias de veículos elétricos. O resultado desta parceria prevê até ao final de 2022 iniciar o processo para construir fábricas, de forma a tornar o continente europeu autossuficiente na produção de baterias elétricas automóveis.

As duas empresas germânicas afirmam que este é um passo importante para se destacarem no cenário da mobilidade elétrica. A joint-venture prevê fornecer aos fabricantes sistemas integrados de produção, bem como o suporte à manutenção dessas unidades. O objetivo passa por atingir a liderança tecnológica e ao nível dos custos de fabrico de baterias, sendo também considerado um contributo importante para a neutralidade carbónica a nível continental.

Em comunicado, Thomas Schmall, CTO do Grupo Volskwagen, afirma que através desta iniciativa "a Europa tem uma oportunidade única de se tornar na maior potência global de baterias nos próximos anos", . Algo, que esperam as duas parcerias, ajude a reduzir a dependência de fornecedoras asiáticos.

Grupo VW quer ter seis fábricas em 2030

Até 2030, a Volkswagen planeia construir seis fábricas de baterias em território europeu com uma capacidade de produção conjunta de até 240 gigawatts por hora (GWh). Este é um passo fulcral na estratégia da empresa, que visa tornar-se no maior fornecedor mundial de veículos elétricos. O plano terá início na Suécia e na Alemanha, onde as duas primeiras fábricas iniciarão a produção em 2023 e 2025, respetivamente. Os países onde serão edificadas as restantes fábricas ainda não foram divulgados, mas há indicações de que a Espanha e Europa Oriental podem fazer parte da seleção final.

Até à data, as fábricas de baterias com capacidade de produção a cerca de 900 GWh foram anunciadas na Europa, de acordo com as informações divulgadas pela European Battery Alliance (EBA) (que devem representar cerca de 16% da produção global até 2029). Ainda assim, a EBA afirmou que um terço das baterias globais devem ser produzidas na Europa até 2030 para reduzir a dependência de fornecedores que dominam o mercado - a Coreia do Sul e a China. Atualmente, a maior fábrica de baterias na Europa é a Tesla, em Berlim, com capacidade para produzir mais de 100 GWh

Fonte: Bosch e ANE

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