O Grupo Volkswagen assumiu a liderança no mercado automóvel europeu pela segunda vez desde 2001, segundo a Jato Dynamics. O Volkswagen Golf continua a ser o automóvel procurado na Europa e o T-Roc lidera entre os SUV, segmento que já representa 44,6% do volume total. Veículos elétricos registam forte crescimento.
As matrículas de veículos novos na Europa registaram um crescimento de 73% no passado mês de maio em comparação com período homólogo de 2020, mas ainda está 25% abaixo dos níveis pré-pandemia, segundo avança a consultora Jato Dynamics.
No mesmo de maio de 2021 foram matriculados 1.073.987 unidades em 26 países europeus, elevando o total acumulado nos primeiros cinco meses deste ano para 5.150.831 unidades.
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"Os dados são encorajadores, mas o mercado está a recuperar mais lentamente do que o esperado", comenta Felipe Munoz, analista global da Jato Dynamics. "A incerteza económica e a reduzida confiança do consumidor está a limitar o crescimento numa altura em que a indústria está a descontinuar as motorizações tradicionais e a adaptar-se à legislação mais restritiva de emissões de dióxido de carbono".
Volkswagen Group reforça participação
De acordo com os dados recolhidos pela Jato Dynamics, o Volkswagen Group obteve pela sua segunda vez a quota de mercado mais elevada desde 2001, o que não deixa de ser impressionante atendendo aos desafios enfrentados atualmente pela indústria. O construtor de Wolfsburg alcançou um taxa de penetração de 28,14% em maio, valor ligeiramente abaixo dos 29,23% obtidos em abril de 2020, numa altura em que as vendas dos concorrentes eram fortemente afetadas pela crise pandémica na Europa.
A Stellantis ocupou a segunda posição, com 20,9%, seguindo-se a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, com 10,6%, a Hyundai-Kia, com 8,0% e o BMW Group, com 7,2%.
Os resultados positivos em maio deste ano deveram-se às prestações comerciais de marcas como a Audi, Skoda, Seat e Cupra. As vendas totais foram alavancadas pelo aumento da procura de veículos elétricos e SUV, segmentos liderados pelo Volkswagen Group na Europa.
SUV e Elétricos em alta
A performance do construtor alemão no mês de maio demonstra o valor da identificação do potencial de crescimento e a adaptação da estratégia de vendas no momento de certo para responder ao aumento da procura.
Embora o mercado europeu seja maduro, os segmentos de veículos elétricos e SUV ainda apresentam um considerável potencial de crescimento. "Tal como aconteceu com o escândalo do diesel em 2015, o Volkswagen Group está a conseguir ultrapassar a crise e a sair mais forte", acrescentou Felipe Munoz.
Os veículos elétricos registaram uma quota de mercado de 16% na Europa, enquanto os SUV representam quase 45% do volume total. "Tornou-se claro que ter uma oferta nestes dois segmentos será um factor crucial de sucesso para as marcas nos próximos anos", refere o analista da Jato Dynamics.
As matrículas de veículos elétricos a bateria (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) atingiram as 171.415 unidades, um crescimento de 279% em comparação com maio de 2020. O volume total dos BEV foi de 83.700 unidades (+261%) e dos PHEV de 87.700 unidades (+299%). A quota de mercado dos SUV aumentou de 40,2% em 2020 para 44,6% em maio de 2021. Em maio de 2018, representavam 34% do mercado.
Golf continua a ser mais vendido
O Volkswagen Golf foi o modelo mais vendido na Europa em maio de 2021, com 23.106 unidades matriculadas, à frente do Renault Clio e do Fiat 500. O SUV mais procurado foi o compacto Volkswagen T-Roc, com 18.160 unidades, que também foi o quarto mais matriculado no Velho Continente no período em questão.
O Tesla Model 3 ocupa a liderança nas matrículas dos BEV com 8672 unidades, seguindo pelo Volkswagen ID.3 com 6031 unidades e o Renault Zoe, com 5738 unidasdes. Entre os PHEV, o Ford Kuga foi o mais procurado, com 4794 unidades, seguindo-se o Peugeot 3008, com 3954 unidades, e o Volvo XC40, com 3833 unidades.