Pela primeira vez o Grupo VW criou um concept que não é específico de nenhuma marca, e que mostra como os alemães pretendem redefinir a mobilidade. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/concept-car-sedric-4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/concept-car-sedric-5.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/concept-car-sedric-6.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/concept-car-sedric-7.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/concept-car-sedric-8.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/concept-car-sedric-9.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/concept-car-sedric.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/concept-car-sedric-61111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/03/concept-car-sedric-62222.jpg] Afirmando ser o primeiro fabricante mundial com um conceito de mobilidade integrada do futuro, a Volkswagen mostra como podem vir a ser as viagens dentro de alguns anos com o concept Sedric (Self-Driving Car). Apresentado em Genebra e pensado nas formas de utilização do automóvel, como nas modalidades de car-sharing, o Sedric tem como principal novidade o caso de permitir personalizar totalmente a experiência a bordo de acordo com as preferências dos utilizadores, mesmo tendo em conta que serão muitos os que o vão poder utilizar. Esta aposta demonstra alguns dos pontos fulcrais do plano "Together - Strategy 2025", como as novas formas de mobilidade mas também a aposta nas motorizações elétricas e a condução autónoma. Como define o próprio Grupo Volkswagen, este é "um conceito de mobilidade baseado na utilização intensiva de veículos que ocupam menos espaço, consomem menos energia e serão simultaneamente mais seguros e sustentáveis". Segundo afirma ainda o líder do mercado mundial, este conceito permitirá viagens a todas as pessoas, desde crianças, adultos, reformados, pessoas com dificuldade de locomoção e mesmo para os que não têm carta de condução. Este é o primeiro veículo do consórcio germânico a apresentar o nível 5 de condução autónoma, em que os seres humanos não intervêm em momento algum no controlo do veículo, razão pela qual não se vislumbra qualquer volante a bordo. Tendo em conta este avanço tecnológico, é indicado que o Sedric irá futuramente ter descendência, com "filhos e netos" que vão utilizar as suas soluções inovadoras. E que novidades são essas? Com todo o respeito, esperamos que não seja o visual peculiar e quadrado no exterior, definido como "amigável e empático para gerar confiança", com grandes superfícies de vidro que conferem uma imensa luminosidade ao habitáculo. É ainda destacado o caráter robusto, com flancos e pilares bastante musculados para conferir segurança, e ainda dimensões compactas pois foi pensado para o trânsito citadino. Mas, já que se destina à partilha de viagens, deve servir para inspirar a criação de um habitáculo focado na socialização entre os ocupantes a implementar em futuras propostas do Grupo Volkswagen, com um grande sofá na traseira para acomodar os passageiros que são envolvidos por uma atmosfera enriquecida pela utilização das madeiras. Podendo ser controlado por comandos vocais, físicos ou através de uma app, quando se dão ordens por voz o Sedric interage a um nível de comunicação mais evoluído que o usual nestas soluções de inteligência artificial. Prefere antes estar "no seu mundo"? Para tal existem superfícies OLED nos vidros, com transparência atrás, para que possa ocupar o tempo e estar sempre conetado ao exterior do automóvel. Uma última referência para as pequenas plantas que surgem na traseira, que têm a função de purificar o ar e reforçam o efeito dos filtros de carvão de bambu. Com tantas coisas, afinal onde se escondem os componentes? Segundo o Grupo Volkswagen, o Sedric concept tem as baterias abaixo do piso e os motores elétricos colocados ao nível das rodas. Por se tratar de um laboratório de ideias mais focado no conceito de mobilidade do futuro e novas soluções para o transporte de passageiros, não foram reveladas especificações sobre as performances.