O lançamento das versões elétricas da gama de comerciais de dimensões médias irá dar o início à eletrificação do portefólio do Grupo PSA. Essa estratégia foi confirmada aos jornalistas por Xavier Peugeot, vice-presidente do construtor francês, que garantiu a eletrificação de toda a gama de comerciais até final do próximo ano.
Toda a gama de veículos comerciais do Grupo PSA estará eletrificada até ao final de 2021, garantiu Xavier Peugeot, vice-presidente do Grupo PSA que detém o pelouro da unidade de negócio de veículos comerciais ligeiros, durante uma conferência com a imprensa especializada europeia.
"As caraterísticas técnicas e as prestações serão semelhantes aos veículos de combustão equivalentes", sublinhou Xavier Peugeot. "Não fizemos qualquer compromisso", acrescentou o responsável.
A ofensiva elétrica do Grupo PSA vai arrancar com o lançamento da nova gama de comerciais médios elétricos. Os novos modelos Peugeot e-Expert, Citroën e-Jumpy e Opel Vivaro-e estarão disponíveis para encomenda já em julho e primeiras entregas estão previstas para o terceiro trimestre deste ano.
A oferta do Grupo PSA também vai incluir as versões mais equipadas para transporte de passageiros, quer para utilização profissional ou familiar, com lotações de dois ou nove lugares. Os novos Peugeot e-Traveller, Citroën e-Spacetourer e Opel Zafira Life-e estarão disponíveis em setembro.
Os novos comerciais elétricos de gama média do Grupo PSA serão comercializados nas mesmas versões que as propostas com motores de combustão interna, permitindo, assim, responder a todos os tipos de utilização.
Para possibilitar o acesso à esmagadora maioria dos parques de estacionamento subterrâneos por parte dos utilizadores destes veículos, a altura total está limitada a 1,90 metros.
Três comprimentos de carroçaria
A gama será composta por furgões de mercadorias, propostos em três comprimentos de carroçaria: 4,6 metros, 4,95 metros e 5,30 metros. A oferta compreende ainda versões de cabina dupla, com cinco ou seis lugares (fixos ou rebatíveis), mas apenas nas variantes de carroçaria média ou longa.
LEIA TAMBÉM
Grupo PSA lança versões 100% elétricas em toda a gama de comerciais
Este portefólio é complementado por uma versão chassis cabina, baseada na variante de chassis médio, que se destina a transformações por carroçadores certificados, designadamente para transporte de produtos refrigerados ou como furgão grande volume.
Como os novos comerciais elétricos do Grupo PSA foram projetados para receberem diferentes tipos de motorização, os compartimentos de carga irão disponibilizar o mesmo volume útil que pode chegar aos 6,6 m3 nas versões de chassis longo.
A capacidade de carga de 1275 kg é específica da motorização elétrica, enquanto a capacidade de reboque é idêntica, isto é, uma tonelada.
Gamas específicas para passageiros
Com base na gama de comerciais médios, o Grupo PSA também irá disponibilizar modelos específicos para o transporte de passageiros e lazer - Peugeot e-Traveller, Citroën ëSpacetourer e Opel Zafira Life-e, que serão propostas em dois derivativos: Navette e Combispace.
O primeiro derivativo - Navette - dirige-se essencialmente a clientes profissionais e especialistas em transporte de passageiros (táxis, veículos de turismo com condutor, aeroportos), com dois níveis de equipamento, com lotações de cinco a nove lugares e seis a sete lugares, respetivamente.
Os passageiros da versão Navette contam com um ambiente de luxo, com fácil acesso a bordo graças às portas laterais deslizantes em ambos os lados, com abertura elétrica e funcionamento mãos-livres. A privacidade é garantida por janelas escurecidas (70% de opacidade) e extra-escurecidos (90% de opacidade).
Em função da versão, os bancos da segunda e da terceira filas podem ter revestimento em couro, além de serem individuais e com apoios de braços. Tal como sucede nas versões de combustão, os bancos podem ser divididos numa configuração 2/3 - 1/3.
A oferta do derivativo Navette é complementado com o nível de equipamento VIP que oferece aos passageiros uma configuração com quatro bancos independentes e opostos ou cinco lugares.
Para clientes particulares, o Grupo PSA também irá propor os derivativos Combispace, em dois níveis de equipamento, e configurações de cinco a oito lugares, oferecendo múltiplas configurações de bancos deslizantes e amovíveis.
Duas capacidades de bateria
De acordo com estudos efetuados pelo Grupo PSA, cerca de 80% dos condutores de veículos comerciais percorrem, em média, menos de 200 quilómetros. Com base nesses dados, a nova gama eletrificada de comerciais médios irá ser proposta com uma oferta dupla em termos de autonomia.
Em função das necessidades dos clientes, estarão disponíveis baterias de iões de lítio com capacidade de 50 kWh e 75 kWh. Para não penalizar a capacidade de carga, as baterias estão localizadas por baixo do piso, entre os eixos.
Todas as versões de carroçaria - curta, média e longa - podem receber a bateria de 50 kWh, que proporciona uma autonomia máxima até 230 km, segundo o ciclo WLTP. A bateria de maior capacidade, isto é, 75 kWh destina-se às versões de chassis médio e longo, permitindo uma autonomia de até 330 km.
De acordo com as previsões dos responsáveis do Grupo PSA, as versões equipadas com a bateria de 75 kWh deverão representar cerca de 70% das vendas.
Motor elétrico de 100 kW (136 cv)
A cadeia de tração é constituída por um motor elétrico que desenvolve uma potência de 100 kW (136 cv) e um binário máximo de 260 Nm, e por um redutor adaptado para responder às necessidades específicas de um veículo comercial.
Em termos de prestações, o Grupo PSA anuncia uma velocidade máxima de 130 km/h em modo Power, limitada eletronicamente, e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h pode ser cumprida em 13,1 segundos.
Em função dos mercados estarão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo: monofásico de 7,4 kW ou trifásico de 11 kW. O tempo de carga completa da bateria de 75 kWh poderá variar entre as 47 horas numa tomada doméstica e as 7h30 numa wallbox de 11 kW.
Num posto de carga rápido de 100 kWh será possível recuperar até 80% da capacidade da bateria de 75 kWh em cerca de 45 minutos.
Serviços de mobilidade
Para ajudar os clientes na transição energética, as três marcas do Grupo PSA irão disponibilizar uma gama de serviços assentes em três pilares: Easy-Charge, Easy-Move e Serenity.
A oferta Easy-Charge consiste na disponibilização de diferentes soluções de carregamento em casa ou no escritório, ou em postos de carregamento publico através do Free2Move Services, que inclui um passe para acesso a uma rede com mais de 150 mil estações de carregamento na Europa. A navegação conectada orienta o condutor até ao terminal pretendido.
Os serviços Easy-Move incluem uma ferramenta para planeamento e organização de viagens mais longas através da app para smartphones, propondo as melhores rotas levando em conta a autonomia disponível e a localização das estações de carregamento ao longo do trajeto.
Esta oferta compreende ainda o Mobility Pass, que consiste num pacote que permite alugar um veículo a qualquer momento e de acordo com as necessidades.
Bateria com garantia de oito anos
Para ajudar os clientes a aproveitarem melhor a sua viatura elétrica, o Grupo PSA disponibiliza o serviço Serenity, que inclui novos simuladores e rotas digitais, assim como contratos de serviço e de assistência adaptados, que podem ser incorporados num único financiamento.
Destaque ainda para o certificado de capacidade da bateria para facilitar a revenda do veículo e assegurar o nível de capacidade da bateria. Esta última tem uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros para 70% da sua carga.
No que se refere aos objetivos para a nova gama de comerciais elétricos, esta poderá representar 5% das vendas no primeiro ano e chegar aos 15% nos próximos ano. Xavier Peugeot, vice-presidente do Grupo PSA, alertou que estas previsões podem ser revistas em função da procura e das medidas para a redução das emissões nos centros urbanos, com o aumento das zonas de emissões baixas ou zero.