Greve dos motoristas: Governo declara serviços mínimos

O impasse entre o Governo e o Sindicato dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) parece não ter fim. Depois das negociações referentes ao plano de aumentos salariais ter falhado, o sindicato garantiu que a greve de dia 12 é para avançar.

Os serviços mínimos foram fixados entre os 50% e os 100% e têm inicio marcado já para a próxima semana.

O impasse entre o Governo e o Sindicato dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) parece não ter fim. Depois das negociações referentes ao plano de aumentos salariais ter falhado, o sindicato garantiu que a greve de dia 12 de Agosto é para avançar.

Na conferência imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, o Ministério do Trabalho e Segurança Social, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, o secretário de Estado das Infra-estruturas, Jorge Delgado e ainda o ministro do trabalho, Vieira da Silva, decretaram que irão manter os serviços mínimos, entre os 50% e os 100%. Para a rede de emergência, onde se incluem os hospitais, aeroportos, e unidades hospitalares, os serviços mínimos serão de 100%. No que diz respeito à rede de transportes, estão previstos uma cobertura mínima de 75% e de 50%, nos postos de abastecimento.

-"Este é um conjunto exigente de serviços mínimos e o Governo tudo fará para que estes sejam respeitados. Serão preparados todos os mecanismos que o Governo tem ao seu dispor, para garantir a tranquilidade e bem-estar dos portugueses", disse Vieira da Silva à comunicação social.

No final da conferência, o ministro do Ambiente declarou ainda o estado de emergência energética. Matos Fernandes revelou a existência de um total de 374 gasolineiras da Rede de Emergência de Postos de Abastecimento de Combustíveis (REPA) a funcionar por todo o país. Destes 374 postos, 54 serão utilizado por veículos prioritários, sendo que os restantes 320, estarão ao dispor do público em geral.

Confira aqui a lista dos postos REPA

Veja também:

Dieselgate: Antigo CEO da Audi acusado de fraude e publicidade enganosa.
Cruzeiros poluem tanto como 100 milhões de carros
A poluição dos carros elétricos vs. motores de combustão

Fontes: Entidade Nacional para o Sector Energético / Expresso

TÓPICOS:
Governo