O Green NCAP começou a fazer testes de emissões aos automóveis vendidos na Europa, para classificar os menos poluentes da Europa. Entre os veículos testados incluem-se os elétricos. Os dois primeiros a passarem pelo crivo foram o Hyundai Kauai Electric e o Renault ZOE. Ambos obtiveram cinco estrelas.
Quando o Euro NCAP começou a sua atividade, os fabricantes automóveis acusaram esta organização de ter critérios mais exigentes do que os previstos na legislação vigente. Não deixava de ser verdade, mas esta entidade foi determinante ao demonstrar aos compradores de automóveis os perigos mortais que poderiam correr durante a condução.
Com a melhoria da segurança dos veículos no continente europeu, esta entidade decidiu que era altura de ajudar os consumidores a escolherem os carros menos poluentes, tendo lançado uma nova organização satélite, denominada Green NCAP.
Os primeiros testes de emissões já foram realizados com veículos de várias tipologias, incluindo elétricos. Para começar foram avaliados o Hyundai Kauai Electric e o Renault ZOE, que receberam a distinção máxima de cinco estrelas nas três categorias analisadas: Ar Limpo, Gases com Efeito de Estufa e Eficiência Energética.
Carros de segmento B bem classificados
O Green NCAP refere que os veículos testados vêm de empresas de rent-a-car porque já acumularam os quilómetros suficientes para que as válvulas de escape dos motores já fecham adequadamente e os catalisadores estão na performance total. Como estes carros não são sujeitos a testes de colisão, isto torna os testes mais baratos.
Se for adicionado um motor à equação, as diferenças tornam-se mais evidentes. O terceiro automóvel menos poluente testado foi o Toyota C-HR, com três estrelas e meia. Este foi um dos dois híbridos ensaiados. O outro foi o Honda CR-V e ficou classificado na 13ª posição com apenas duas estrelas e meia.
Melhor ficaram alguns modelos do segmento B com três estrelas: Volkswagen Polo, Renault Clio, Peugeot 208. Os SUV de segmento Renault Captur e Peugeot 2008 também obtiveram três estrelas. O mesmo aconteceu com o Mercedes-Benz Classe C.
Neste primeiro conjunto de testes não participaram híbridos plug-in. O Green NCAP já garantiu que serão efetuados proximamente. Isso deverá ajudar a esclarecer quais são os modelos menos poluentes que constituem uma transição para veículos elétricos e quais procuram obter créditos de carbono e incentivos fiscais sem serem propriamente "ecológicos".