Conhecidos pelas réplicas que, há não tanto tempo quanto isso, faziam dos modelos ocidentais, a grande maioria dos construtores automóveis chineses parecem já ter ultrapassado essa fase. Mas, pelos vistos, não a da marcação directa, conforme demonstra a já conhecida Great Wall Motors (GWM) e a sua Black Bullet.
Numa altura em que, nos EUA, as pick-ups dominam o mercado, com a nova Ford F-150 a liderar as preferências, a hoje em dia cada vez mais forte ambição de internacionalização dos fabricantes automóveis chineses acaba resultando, igualmente, numa espécie de marcação cerrada àquilo que mais procura tem.
Exemplo deste facto, é a presença daquela que é uma das marcas chinesas de veículos todo-o-terreno mais reconhecidas fora de portas, a Great Wall - quem não se lembra do português Carlos Sousa a correr o Dakar ao volante de uma Haval?... - , na mais recente edição do salão automóvel de Guangzhou, China. No qual a GWM apresentou, não uma, mas toda a sua gama de pickups.
No entanto e entre a extensa oferta, houve uma que, segundo publicitou, através do site Motor1, o canal de YouTube chinês Wheelsboy, causou particularmente furor: a pick-up Black Bullet. Proposta que, embora e para já, não passando de um concept, desenvolvido com base no modelo Great Wall Motors Poer, parece anunciar-se como o pior pesadelo da norte-americana F-150.
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Desenvolvida em conjunto com um preparador chinês de veículos offroad, a Great Wall Black Bullet destaca-se, desde logo, pelo facto de acoplar uma saída de escape superior, rodas todo-o-terreno maiores, cavas das rodas com revestimentos de protecção adicionais, um gancho novo, novos pára-choques, além de muitos outros equipamentos. Sendo que, a contribuir para o visual de impor respeito, uma maior altura ao solo, com mais 51 mm que a Poer standard.
Black Bullet não impressiona sozinha
Embora sendo a mais impactante, a verdade é que a Black Bullet não é o único modelo a impressionar na oferta da GWM. Pois, a acompanhar este concept, surge, ainda, outra variante particularmente radical, a Baja Snake, além de uma versão totalmente elétrica da Poer. Esta última, apontada como uma concorrente directa da Ford F-150 Lightning.
Finalmente e ao lado desta, está a Poer Pro, uma versão ligeiramente mais pequena daquele que é o modelo principal da GWM, acompanhada de uma série de variantes modificadas dessa mesma pick-up. Todas elas, de resto, bem visíveis no vídeo realizado pelo Wheelsboy.
Embora e para já sem quaisquer notícias ou certezas de internacionalização, a verdade é que, só o mercado chinês, parece ser capaz para garantir o sucesso de todas estas novas propostas. Desde logo e porque, segundo alguns estudos, só o mercado chinês das pick-ups deverá disparar para as 840.000 unidades, até 2025. Isto, claro, no caso do governo continuar a permitir a utilização deste tipo de veículos nas cidades.