Apesar dos rumores que chegaram a circular nesse sentido, a FIA acaba de descartar por completo tal hipótese: o Grande Prémio do Canadá de Fórmula 1 não terá honras de abertura do já muito alterado Campeonato do Mundo de Fórmula 1, uma vez que, acaba de ser igualmente adiado. Desta forma, segue-se o GP de França, como próximo candidato.
Agendado para o próximo dia 14 de junho, o Grande Prémio do Canadá chegou a estar no horizonte, até pela distância temporal, que muitos julgavam suficiente para que a pandemia de coronavírus passasse, como a prova capaz de dar o pontapé de saída do já muito adiado Campeonato do Mundo de F1 de 2020.
LEIA TAMBÉM
Continua a saga na F1. Grandes prémios do Bahrain e do Vietname também cancelados
No entanto e também devido à incerteza que persiste quanto ao desenvolvimento da COVID-19, a Federação Internacional do Automóvel (FIA), acaba de optar, antes, pelo também cancelamento da corrida canadiana, deixando no ar a possibilidade do Mundial de F1 regressar, em Paul Ricard, com a realização do GP de França, agendado para o período entre 25 e 28 de junho.
Quanto ao GP do Canadá, o seu reagendamento será, à partida, mais fácil do que o de corridas como a da Austrália, Mónaco, ou do Azerbaijão. Que, por se realizarem em traçados citadinos, têm, à partida, maiores dificuldades para encontrar novas datas.
Recorde-se que os organizadores do Grande Prémio do Canadá haviam prolongado, em 2017, a manutenção da corrida realizada no circuito Gilles Villeneuve, no Mundial de F1. Mantendo-se, assim, no calendário, até 2029.
Entretanto e com a decisão de adiamento do GP do Canadá, passa para oito o número de corridas do Campeonato do Mundo de F1 de 2020, já canceladas ou adiadas.