A Gazoo Racing, divisão desportiva da Toyota, acaba de alargar a sua gama com dois novos modelos: o renovadíssimo GR86 (desde 49 890€), que vem substituir o GT86, e a versão de caixa manual do GR Supra.
O GR86 já está à venda e começa a ser entregue em julho. O GR Supra com três pedais e caixa de seis chega, por sua vez, em outubro. Deste, ainda não foram anunciados os preços.
O herdeiro da boa imagem deixada pelo GT86 está agora um patamar acima. Passa a ter a designação GR86 e recebe uma versão mais evoluída do motor boxer de quatro cilindros. A cilindrada sobe dos 2.0 para os 2.4 litros e passa a debitar 234 cv em vez dos anteriores 200 cv.
GR86 novo mas com "vida" a prazo
Importa registar que este novo modelo da Toyota deixa de ser produzido em março de 2024. É portanto uma série limitada, pelo menos na Europa.
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O novo GR86 recebe ainda inúmeros aperfeiçoamentos. Embora na sua essência continue a ser um desportivo purista, de configuração coupé 2+2. Tem motor dianteiro de cilindros opostos (boxer) e tração traseira, travão de mão de alavanca e volante bem redondo. Está disponível com caixa manual ou automática de seis velocidades.
Uma evolução direta do GT86, portanto, e irmão gémeo verdadeiro do Subaru BRZ, que não é comercializado em Portugal.
O GR86 recebeu reforços estruturais e de suspensão para lidar com o aumento de potência. E, acima de tudo, com o aumento do binário, que sobe dos 200 para os 250 Nm. E que, mais importante ainda, é entregue muito mais cedo. Às 3700 rpm, em vez das 7000 rpm no modelo anterior.
Toyota GR Supra de caixa manual
A pedido de muitos clientes e entusiastas, a Toyota decidiu aplicar uma caixa manual de seis velocidades ao seu GR Supra. Esta passa a ser a única proposta de transmissão para o modelo de 3.0 litros e seis cilindros (340 cv) no mercado nacional.
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A caixa automática de oito continua disponível, mas apenas na versão de 2.0 litros e 4 cilindros em linha com 258 cv.
A nova caixa manual foi desenvolvida pela própria Toyota, com componentes herdados de vários dos seus modelos existentes. E não a meias com a BMW, como acontece com o próprio GR Supra, irmão do BMW Z4.
O motor de 3.0 litros e seis cilindros em linha com turbo também foi concebido pela BMW.
A caixa manual é acompanhada por travões e suspensão reajustados, alterações estas que alastram aos restantes modelos da gama, concretamente à versão 3.0 de caixa automática que não vem para cá e também ao 2.0 de 258 cv.
No caso concreto da suspensão (pilotada adaptativa) há agora borrachas mais rijas nas barras estabilizadoras de ambos os eixos e novos amortecedores.