Toyota GR ganha reforços. GR86 e GR Supra com caixa manual ainda mais radicais

A Gazoo Racing acaba de alargar a sua gama com dois novos modelos: o GR86, que vem substituir o GT86, e a versão de caixa manual do GR Supra.

A Gazoo Racing, divisão desportiva da Toyota, acaba de alargar a sua gama com dois novos modelos: o renovadíssimo GR86 (desde 49 890€), que vem substituir o GT86, e a versão de caixa manual do GR Supra.

O GR86 já está à venda e começa a ser entregue em julho. O GR Supra com três pedais e caixa de seis chega, por sua vez, em outubro. Deste, ainda não foram anunciados os preços.

O herdeiro da boa imagem deixada pelo GT86 está agora um patamar acima. Passa a ter a designação GR86 e recebe uma versão mais evoluída do motor boxer de quatro cilindros. A cilindrada sobe dos 2.0 para os 2.4 litros e passa a debitar 234 cv em vez dos anteriores 200 cv.

Embora evolução direta do GT86, o novo GR86 ganha uma versão mais evoluída do motor boxer, com mais cilindrada e potência
Embora evolução direta do GT86, o novo GR86 ganha uma versão mais evoluída do motor boxer, com mais cilindrada e potência

GR86 novo mas com "vida" a prazo

Importa registar que este novo modelo da Toyota deixa de ser produzido em março de 2024. É portanto uma série limitada, pelo menos na Europa.

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O novo GR86 recebe ainda inúmeros aperfeiçoamentos. Embora na sua essência continue a ser um desportivo purista, de configuração coupé 2+2. Tem motor dianteiro de cilindros opostos (boxer) e tração traseira, travão de mão de alavanca e volante bem redondo. Está disponível com caixa manual ou automática de seis velocidades.

Uma evolução direta do GT86, portanto, e irmão gémeo verdadeiro do Subaru BRZ, que não é comercializado em Portugal.

Mantendo-se um desportivo purista, o novo GR86 tem no Subaru BRZ um irmão gémeo... mas que não é comercializado em Portugal
Mantendo-se um desportivo purista, o novo GR86 tem no Subaru BRZ um irmão gémeo... mas que não é comercializado em Portugal

O GR86 recebeu reforços estruturais e de suspensão para lidar com o aumento de potência. E, acima de tudo, com o aumento do binário, que sobe dos 200 para os 250 Nm. E que, mais importante ainda, é entregue muito mais cedo. Às 3700 rpm, em vez das 7000 rpm no modelo anterior.

Toyota GR Supra de caixa manual

A pedido de muitos clientes e entusiastas, a Toyota decidiu aplicar uma caixa manual de seis velocidades ao seu GR Supra. Esta passa a ser a única proposta de transmissão para o modelo de 3.0 litros e seis cilindros (340 cv) no mercado nacional.

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A caixa automática de oito continua disponível, mas apenas na versão de 2.0 litros e 4 cilindros em linha com 258 cv.

A nova caixa manual foi desenvolvida pela própria Toyota, com componentes herdados de vários dos seus modelos existentes. E não a meias com a BMW, como acontece com o próprio GR Supra, irmão do BMW Z4.

O renovado Toyota GR Supra viu igualmente revistos os travões e suspensão
O renovado Toyota GR Supra viu igualmente revistos os travões e suspensão

O motor de 3.0 litros e seis cilindros em linha com turbo também foi concebido pela BMW.

A caixa manual é acompanhada por travões e suspensão reajustados, alterações estas que alastram aos restantes modelos da gama, concretamente à versão 3.0 de caixa automática que não vem para cá e também ao 2.0 de 258 cv.

O Toyota GR Supra passa a estar disponível também com caixa manual, mas apenas na motorização 3.0 de 340 cv
O Toyota GR Supra passa a estar disponível também com caixa manual, mas apenas na motorização 3.0 de 340 cv

No caso concreto da suspensão (pilotada adaptativa) há agora borrachas mais rijas nas barras estabilizadoras de ambos os eixos e novos amortecedores.