Apresentado, há poucos meses, numa nova geração, a divisão de peças da Gazoo Racing não perdeu tempo a meter as mãos no GR86, revelando aquelas que serão as versões mais radicais do pequeno desportivo japonês. Infelizmente e pelo menos para já, apenas na forma de dois concepts.
Intervenção que abarca não apenas a estética, como também a performance, os kits desenvolvidos pela Toyota Gazoo Racing começam, no primeiro concept, num painel frontal exclusivo, do qual faz parte um splitter dianteiro e várias aplicações em carbono. Tudo junto, a procurar garantir uma maior downforce à frente, ao mesmo tempo que, a entrada de ar integrada na grelha, garante aquilo que a Toyota descreve como um fluxo de ar tipo aríete para o motor.
De resto e já sobre as cavas das rodas, alargadas em 43 mm e alterarem drasticamente a postura do carro em estrada, saídas de ar visam afastar o fluxo de ar mais turbulento. Ao mesmo tempo que, no interior das cavas, rodas com jantes em alumínio forjado de 19" destacam-se nas laterais.
Igualmente presentes, saias exclusivas e concebidas para reduzir o arrasto, enquanto, na traseira, um novo difusor e uma nova asa, ambos em fibra de carbono, além de um sistema de escape também ele exclusivo, complementam o conjunto.
LEIA TAMBÉM
GT86 já tem sucessor. Toyota apresenta o novo GR 86
Segundo concept: mais discreto, não menos efectivo
Já o segundo concept, mostra uma estética mais contida, ainda que, sem deixar de exibir novos pára-choques (dianteiro e traseiro), saias laterais feitas à medida, além de um sistema de escape também novo, da Gazoo Racing.
Tal como o "irmão", este protótipo não abdica de saídas de ar nos pára-lamas dianteiros, capas nos vidros laterais destinadas a melhorar o fluxo de ar, um spoiler na tampa da mala e jantes forjadas de 19". Sem esquecer uma tampa específica, para o depósito de combustível.
Já longe dos olhares alheios, um novo e exclusivo kit de suspensão, composto de novos amortecedores e molas, além de um novo set de travagem, com discos maiores.
A terminar, algumas alterações no interior, das quais fazem parte várias aplicações a imitar fibra de carbono forjado, protecções para os joelho em pele e uma capa em fibra de carbono para a chave.