A Toyota apresentou o novo GR Corolla com 300 cv que se destina a fazer frente ao Honda Civic Type R e ao Volkswagen Golf R. Com muita pena nossa, não está prevista a sua comercialização na Europa, apenas na América do Norte e Japão.
A nova proposta desportiva da marca japonesa foi desenvolvida pela divisão de performance Gazoo Racing, à semelhança do Toyota GR Yaris, Toyota GR Supra e Toyota GR 86.
O GR Corolla está equipado com o conhecido motor de três cilindros e 1,6 litros do GR Yaris, mas viu a potência aumentar substancialmente para os 304 cv às 6500 rpm e o binário para os 370 Nm entre as 3000 e as 5550 rpm.
O acréscimo de potência e binário deve-se a um escape com três saídas que reduz a pressão e melhora a saída do gases, um novo sistema de refrigeração, válvulas de escape maiores e uma entrada de ar redesenhada.
A potência é transmitida aos dois eixos através de uma caixa manual de seis velocidades, tal como no GR Yaris, com uma função de transmissão manual inteligente (IMT), que, na prática, consiste num limitador de rotações para reduções de caixa mais suaves.
A edição especial de circuito também está equipada com dois diferenciais Torsen para melhorar a tração e a resposta em curva.
Poupança de peso
O GR Corolla está montado em jantes desportivas de 18" e pneus Michelin Pilot Sport 4, enquanto o sistema de travagem inclui discos ventilados com pinças de quatro pistões em alumínio.
A Toyota não divulgou os valores das prestações, mas será de esperar uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de cinco segundos.
Apesar do perfil do GR Corolla ser mais similar do do veículo de produção do que o GR Yaris relativamente ao Yaris "normal", a Toyota reivindica que "uma carroçaria muito rígida, construída especialmente para o novo carro".
LEIA TAMBÉM
Com o mesmo tricilíndrico do GR Yaris. Toyota GR Corolla anunciará 300 cv
O GR Corolla também deverá ser mais leve do que o Corolla base sem comprometer a resistência nem a segurança. Os materiais leves são empregues em todo o veículo, permitindo ao GR Corolla apresentar um peso em vazio de 1474 kg, enquanto a edição de circuito ainda deverá ser mais aligeirada devido ao painel do tejadilho em fibra de carbono, e à construção em alumínio do capot e das portas dianteiras.
Imagem dos ralis
A imagem inspirada nos ralis é sublinhada pelos detalhes em preto na carroçaria, as entradas de ar no capot e nas laterais, os arcos das rodas encorpados e uma asa traseira.
O habitáculo recebe pormenores inspirados no desporto automóvel, incluindo um volante em pele GR, assentos com logotipo GR, pedais em alumínio, e na edição de circuito bacquets e o punho da caixa de velocidades assinado pelo presidente da Toyota, Akio Toyoda.