Ups! Itália ameaça com medidas contra um Milano polaco

O Governo italiano acaba de ameaçar a Stellantis com penalizações, devido ao Alfa Romeo Milano, que, apesar do nome, não nascerá em Itália

Depois da polémica de uma possível deslocalização da produção, o Governo italiano volta a assentar baterias no grupo automóvel franco-ítalo-americano Stellantis, agora, por causa do mais recente modelo Alfa Romeo, de nome Milano. Que, por não ser fabricado em Itália, não poderá, no entender das autoridades italianas, ostentar o nome de uma cidade italiana.

A notícia está a ser avançada pela Automotive News Europe, citando o ministro da Indústria de Itália, Adolfo Urso, segundo o qual "um carro chamado Milano não pode ser produzido na Polónia", já que "isso é proibido pela lei italiana".

Na base desta reivindicação está, segundo a mesma publicação, uma lei em vigor em Itália, datada de 2003, e que visa proibir produtos com uma "sonoridade italiana", que, falsamente, afirmam ser italianos.

Um Alfa Romeo Milano fabricado na Polónia?! O Governo italiano responde que não pode ser!...
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"Esta lei determina que não é possível transmitir indicações que induzam em erro os consumidores. Ou seja e neste caso em concreto, um carro de nome Milano tem de ser produzido em Itália. Caso contrário, transmite uma ideia errada que a lei italiana não permite", afiançou o ministro.

Recorde-se que o Milano será o primeiro Alfa Romeo a ser inteiramente produzido fora de Itália, depois da Stellantis ter decidido entregar a produção do modelo à sua fábrica polaca de Tychy, onde já monta, quer o "americano" Jeep Avenger, quer o também "italiano" Fiat 600. Opção explicada pelo próprio CEO do grupo automóvel, o português Carlos Tavares, com o facto da construção do modelo na Polónia representar uma redução, na ordem dos 10 mil euros, naquele que terá de ser o preço de comercialização de cada unidade.

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Quanto à escolha do nome 'Milano', teve como objectivo, segundo revelou a própria Stellantis, homenagear a cidade de Milão, local onde a Alfa Romeo foi fundada, em 1910.

A última das escaramuças

Destacar que esta é apenas a mais recente escaramuça entre o atual Governo nacionalista italiano, liderado por Georgia Meloni, e a multinacional Stellantis. Os quais continuam, no entanto, a discutir a possibilidade do grupo automóvel vir a aumentar a produção de veículos em Itália, para um milhão de unidades.

Tychy já é responsável pela montagem dos Fiat 500 e 600, assim como do Jeep Avenger. E, tudo, porque é mais barato produzir na Polónia, do que em Itália
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Quanto à legislação a que o Executivo de Meloni agora alude, para tentar impedir a produção do Alfa Romeo Milano fora das fronteiras de Itália, a Automotive News recorda que já foi aplicada noutras ocasiões, ainda que e maioritariamente, em bens alimentares, como é o caso do queijo parmesão fabricado nos EUA.

Stellantis já cedeu

No caso da Stellantis, o próprio Carlos Tavares fez já questão de afirmar que, pelo menos para já, o Milano será o único Alfa Romeo produzido fora de Itália.

A futura plataforma STLA Large será produzida em Itália. Para tentar aplacar a contestação do Governo nacionalista italiano?...
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Já as próximas gerações, tanto do SUV maior Stelvio, agendada para 2025, como da berlina Giulia, prevista para 2026, serão produzidas, como até aqui, em Cassino, no centro de Itália. Onde a Stellantis investirá, de resto, mais de 100 milhões de euros, para aí também produzir a sua nova plataforma STLA Large.