Com arranque da produção agendado para janeiro de 2022, o primeiro projecto da recém-criada Gordon Murray Automotive (GMA), o T.50 XP2, acaba de fazer-se, pela primeira vez, à pista, naqueles que foram os primeiros quilómetros cumpridos pelo ainda protótipo. Mas que já levou o seu criador a afirmar ser "possível dizer que o carro vai ser bom".
Para já testado apenas de uma forma condicionada, até porque se trata de um primeiro protótipo, o futuro superdesportivo T.50 cumpriu os primeiros quilómetros na pista de testes da Top Gear, em Dunsfold, no Reino Unido.
Para já ainda uma fase prematura de desenvolvimento, o que significa que o motor não podia ser levado além das 3.000 rpm, o teste, que foi inclusivamente registado num vídeo que aqui reproduzimos, acabou sendo bem menos exuberante do que à partida seria de esperar. O que, no entanto, não impediu Gordon Murray de comentar que, mesmo a rotações baixas, pequenos toques no acelerador davam origem a chiar dos pneus, assim como um certo ronco do propulsor.
No entanto e embora as 3.000 rpm possam ser uma boa média num passeio de domingo, a verdade é que este é um registo que fica muito aquém daquilo que deverá ser o potencial total do motor Cosworth. Sendo que a Gordon Murray Automotive anunciou já que o V12 3.9 litros escolhido para este superdesportivo, deverá ser registar o red-line apenas cerca das 12.100 rpm.
LEIA TAMBÉM
Exclusivo T.50 é a mais recente criação de Gordon Murray
Quanto à experiência de condução, o designer de monolugares de Fórmula 1, mas também de propostas como o famoso McLaren F1, comentou que "o carro é reactivo, ágil e gratificante de conduzir". Considerando, mesmo, ter sido uma "experiência fantástica sentar-me, mais uma vez, aos comandos, com uma excelente visibilidade em redor, e que me permitiu perceber o quanto os futuros proprietários poderão disfrutar da experiência".
Quanto estiver totalmente desenvolvido, o T.50 deverá anunciar uma potência máxima a rondar os 659 cv, assim como um binário na ordem dos 447 Nm. Tudo isto, com a potência a ser distribuída através de uma transmissão manual de seis velocidades, aproveitando igualmente a leveza de um conjunto cujo peso não além dos 980 kg.
Entretanto, o Gordon Murray T.50 continuará o seu processo de desenvolvimento ao longo do presente ano, com a produção das primeiras unidades para comercialização a arrancar em janeiro de 2022.
Recorde-se que a Gordon Murray Automotive tem previsto produzir não mais que 100 unidades do T.50, mais 25 unidades de uma série especial denominada T.50S Niki Lauda.