Apresentado o hiperdesportivo T.50, modelo de estreia da recém-criada Gordon Murray Automotive, a jovem empresa britânica prepara já uma segunda proposta, neste momento, conhecido apenas como Project Two. E que, entre outras semelhanças com o primeiro, manterá o bloco V12 como propulsor.
Numa altura em que ainda não começou a entregar as primeiras unidades do seu modelo de estreia aos clientes, a empresa fundada pelo famoso designer de monolugares de Fórmula 1, mas também criador das linhas de propostas de estrada como o McLaren F1, trabalha já naquela que será a sua segunda criação.
Segundo notícias já confirmadas pela Gordon Murray Automotive, este segundo modelo será, também, um hiperdesportivo, que partilhará muitos dos componentes do T.50 - a começar, pelo motor V12 3.9 litros, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, a enviar a potência exclusivamente para as rodas traseiras.
Contudo, por apurar está se o V12 oferecerá os mesmos 735 cv de potência e 485 Nm que o fabricante anunciou serem os valores prometidos para este bloco, ou se, pelo contrário, apresentará diferenças nestes números. Certo, contudo, é que manterá o mesmo sistema híbrido do T.50.
Para já conhecido apenas como Project Two, o modelo recorrerá, ainda, a uma estrutura em fibra de carbono distinta da do T.50, embora de construção semelhante. Sendo que, a explicar esta diferença, surge o facto deste segundo modelo ter sido pensado como um superdesportivo de dois lugares, enquanto o T.50 recorre a uma disposição de bancos bem mais invulgar, com três lugares e o condutor ao centro.
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Finalmente, certo parece, também, que o novo modelo não recorrerá à mesma avançada e cara aerodinâmica utilizada no modelo de estreia, mas recorrerá a soluções bem mais simples do que, por exemplo, a ventoinha de 400 mm na traseira, destinada a produzir uma carga aerodinâmica de 1500 kg.
Segundo as últimas informações, este Project Two será produzido na mesma linha de montagem do T.50 e T.50s, situação que deverá contribuir para que a Gordon Murray Automotive não avance com a sua produção, antes de terminar a totalidade das unidades do modelo de estreia - 100, no caso do primeiro, mais 25 do T.50s.
Dito de outra forma, o mais previsível é que o Projecto Two não se apresente antes do início de 2023.
Ainda antes da confirmação oficial deste segundo modelo, a Gordon Murray Automotive anunciou um investimento a rondar os 350 milhões de euros, com vista ao desenvolvimento de uma base rolante "extremamente flexível e capaz de dar origem a um EV, destinado ao segmento B".
Ou seja, é que esperar mais novidades, dentro de algum tempo...