O motor de busca Baidu, conhecido como o Google chinês dada a forte presença nesta nação, prepara-se para investir mais de 1000 milhões de euros no seu projeto de desenvolvimento da condução autónoma Todos sabemos que os gigantes de Silicon Valley olham com bastante interesse para os automóveis não tripulados, com o Google na dianteira desta tendência, investigando mesmo para desenvolver veículos autónomos. Mas agora chega uma nova empresa do mundo cibernético a este campo, com o anúncio de que o Baidu, o "Google chinês" aposta nos autónomos também. Para tal este motor de busca tem em curso o Appolo Fund (nome em honra da missão lunar Appolo), para o qual anunciou agora um investimento de 1,28 mil milhões de euros.
Descubra as loucuras que foram feitas a bordo dos protótipos de condução autónoma da Google
Este reforço de verbas chegou em conjunto com o lançamento da segunda geração de software autónomo, o Appolo 1.5, agora disponível em Open Source como forma de acelerar o desenvolvimento e procurar atingir o mesmo patamar de adversários como a Waymo (o ramo da Google na condução autónoma). Com este último update os programadores passaram a ter acesso a sistemas como a tecnologia de deteção de obstáculos e os mapas HD, juntamente com outras capacidades. A razão para a aposta do Baidu nos autónomos explica-se facilmente, e deriva da necessidade da marca alargar as suas fontes de rendimentos após uma forte quebra nas receitas de publicidade, devido às restrições na promoção de medicamentos lançadas pelo governo chinês em 2016. O objetivo passa agora por acelerar projetos como a condução autónoma, para ter esta solução de mobilidade pronta para implementar a partir de 2020, e para isso o Appolo Fund conta já com 70 parceiros na indústria automóvel. Mas para conseguir cumprir este objetivo, terá também de forçar alterações legislativas na China, onde ainda não é sequer possível testar em autoestrada os veículos não tripulados…
Descubra as loucuras que foram feitas a bordo dos protótipos de condução autónoma da Google
Este reforço de verbas chegou em conjunto com o lançamento da segunda geração de software autónomo, o Appolo 1.5, agora disponível em Open Source como forma de acelerar o desenvolvimento e procurar atingir o mesmo patamar de adversários como a Waymo (o ramo da Google na condução autónoma). Com este último update os programadores passaram a ter acesso a sistemas como a tecnologia de deteção de obstáculos e os mapas HD, juntamente com outras capacidades. A razão para a aposta do Baidu nos autónomos explica-se facilmente, e deriva da necessidade da marca alargar as suas fontes de rendimentos após uma forte quebra nas receitas de publicidade, devido às restrições na promoção de medicamentos lançadas pelo governo chinês em 2016. O objetivo passa agora por acelerar projetos como a condução autónoma, para ter esta solução de mobilidade pronta para implementar a partir de 2020, e para isso o Appolo Fund conta já com 70 parceiros na indústria automóvel. Mas para conseguir cumprir este objetivo, terá também de forçar alterações legislativas na China, onde ainda não é sequer possível testar em autoestrada os veículos não tripulados…