O mais recente protótipo de pneu Goodyear Aero está em exibição no Salão Internacional de Genebra. O Goodyear Aero é um pneu dois em um, concebido para os automóveis voadores autónomos do futuro. A ideia por detrás deste protótipo é a possibilidade de o utilizar o Aero como um pneu tradicional para a estrada, mas também, como uma hélice para que o veiculo com ele equipado possa levantar voo. Chris Helsel, Diretor de Tecnologia da Goodyear, explicou que "as empresas de mobilidade, procuram no céu a resposta para os desafios do transporte urbano e do congestionamento. O ver no nosso trabalho, arquitecturas e materiais avançados para pneus levou-nos a imaginar uma roda que poderia servir como um pneu tradicional na estrada, e como um sistema de propulsão no céu". [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/03/GY-aero_detail_incrust_02.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/03/AeroConcept_fullview.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/03/D85_8112m.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/03/D85_8125m.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/03/D85_8130m.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/03/GY-aero-2019_Det_1_Orig_3.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/03/GY-aero-concept_3-4-view.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/03/GY-aero-concept_front-view.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/03/GY-aero-concept_side-view.jpg] Este pneu-hélice futurista tem cinco características chave: Design Multi-modo: O Aero é um conceito multi-modo de um rotor de inclinação. Da mesma forma que a sua estrutura oferece as capacidades de uma roda normal, o seu desenho é igualmente eficaz na transformação do ar em propulsão através da acção das suas pás. Estrutura não pneumática: Este pneu sem ar único utiliza uma estrutura não pneumática que é suficientemente flexível para amortecer os impactos quando se conduz em estrada, e suficientemente resistente para girar às elevadas velocidades necessárias para que os rotores criem uma elevação vertical. Propulsão magnética: Este protótipo está desenhado para utilizar a força magnética de forma a proporcionar propulsão sem fricção. Esta característica permitirá que o veiculo que use esta roda possa alcançar as elevadas velocidades de rotação necessárias para conduzir o veículo no solo e no ar. Detecção óptica: O Aero faz uso de sensores de fibra óptica de forma a monitorizar as condições da estrada, o desgaste do pneu e a respectiva integridade estrutural. Inteligência Artificial: Esta roda tem tecnologia de I.A. integrada, que combina a informação dos sensores do pneu com os dados das comunicações entre o veiculo e a infraestrutura. O processador inteligente analisa os dados e automaticamente recomenda uma determinada acção. O Aero, em exibição no Salão de Genebra, ainda é um projecto conceptual mas, a Goodyear garante, que se enquadra como guia na a sua estratégia de futuro.