O Golf R "20 Anos" tornou-se no Volkswagen R mais rápido de sempre no circuito alemão de Nürburgring. Contudo, o melhor registo de sempre para um Golf continua a pertencer ao GTI Clubsport S de 2016. Por outro lado, com os seus 333 cv, o R "20 Anos" passou a ser o Golf mais potente de sempre.
A Volkswagen anunciou oficialmente que o piloto profissional Benny Leuchter conseguiu registar um tempo de 7m47,31s no circuito Nürburgring-Nordschleife ao volante de um Golf R "20 Anos". Essa é a melhor marca de sempre de uma versão R da Volkswagen naquela pista.
Curiosamente, este até não é o Golf mais rápido de sempre em Nürburgring-Nordschleife. Apesar do tempo do Golf R "20 Anos" ser equiparável a modelos como o Ferrari 599 GTB Fiorano de 2007, o Porsche 911 GT3 RS de 2001 e o Lamborghini Murcielago LP640 não foi conseguiu superar os 7m47,19s do Golf GTI Clubsport S de 2016.
Embora a edição especial do GTI tenha sido projetada especificamente para conseguir bater o recorde de um veículo de produção com tração dianteira, não deixa de ser curioso que esta nova versão R mais equipada e cara do Golf não tenha conseguido igualar o seu antecessor.
Mesmo assim, o Golf R "20 Anos" é quatro segundos mais rápido do que o Golf R de série, graças a um aumento de 13,5 cv de potência no motor de quatro cilindros de 2,0 litros. Além de permitirem torná-lo no Golf R mais rápido naquela pista, os seus 333 cv também o transformam no Golf mais potente de sempre.
Afinações para Nürburgring
A marca alemã também afinou o veículo para oferecer uma melhor resposta do acelerador com o intuito de facilitar as ultrapassagens em estrada e em pista. O Golf R "20 Anos" também recebe o pacote R-Performance, o Manager Dynamics Manager e o R-Performance Vectoring para fazer as curvas a velocidades mais elevadas.
LEIA TAMBÉM
Com modo Nürburgring e preço à altura. Volkswagen Golf R já chegou a Portugal
À semelhança do anterior Golf GTI Clubsport S, o Golf R "20 Anos" recebeu um modo de condução "Special". Desenvolvido com a colaboração de Leuchter, este modo foi calibrado especificamente para tornar o Golf R tão eficaz quanto possível em Nürburgring.
Curiosamente, o modo ajusta os amortecedores para serem tão macios quanto possíveis para permitirem lidar melhor com as cargas do circuito de alta velocidade e com piso irregular.