Coronavírus. Ford, GM e Tesla ofereceram-se para fabricar ventiladores

A GM, a Tesla e a Ford ofereceram-se para ajuda no combate ao coronavirus e euqacinam a possiblidade de fabrico de ventiladores.

A GM, a Ford e a Tesla ofereceram-se para ajudar no combate ao coronavirus. Nomeadamente, fabricando os ventiladores que hoje em dia rareiam nos hospitais.

Num ato que faz lembrar os tempos da Segunda Guerra Mundial, fabricantes norte-americanos voltam a juntar-se para combaterem um inimigo, desta vez, invisível. Isto, ao mesmo tempo que, em Inglaterra, o governo também já pediu à Rolls-Royce, ajuda no combate da epidemia.

Não é por acaso que se tem falado tanto em ventiladores. A razão é simples: estes aparelhos podem salvar, de facto, vidas.

Ventiladores : A GM, a Tesla e a Ford estão atentos à necessidade destes aparelhos
Ventiladores: a GM, a Tesla e a Ford disponibilizaram estes aparelhos

Neste sentido, três grandes marcas americanas, a Ford, a General Motors (GM), e a Tesla, deram um passo à frente e ofereceram-se para fabricar estes necessitados dispositivos.

Na quarta-feira, em comunicado, a Ford afirmou estar "completamente disponível para ajudar a administração da Casa Branca de todas as formas que nos forem possíveis. Incluindo, na possibilidade do fabrico de ventiladores e outros equipamentos."

LEIA TAMBÉM
Culpa do Coronavírus. Autoeuropa fecha portas até dia 29 de março

Também a GM informou que estava a estudar a possibilidade de produzir equipamentos médicos, garantindo que está "a trabalhar para encontrar soluções para ajudar o nosso país a ultrapassar este momento difícil".

Tesla junta-se à GM e Ford, depois de um "tweet" controverso

A Tesla também já se ofereceu para ajudar no combate do coronavírus. Disponiblidade que, diga-se, surpreendeu, especialmente depois de Elon Musk ter expressado, há alguns dias, via Twitter, a ideia de que o pânico em relação ao vírus estaria a ser completamente exagerado:

https://twitter.com/elonmusk/status/1236029449042198528?s=20

"O pânico em relação ao coronavirus é burro", tweetou Musk

Estas, e outras declarações, causaram controvérsia. Sobretudo junto do proprietário de um Tesla, e médico, que "tweetou" : "Por favor, reconfigure a sua fábrica para o fabrico de ventiladores, que são urgentemente necessários. Sou proprietário de um Tesla e adoro a marca. Tem de parar de ser idiota em relação a isto. Isto é um desastre. Pergunte aos médicos que estão no terreno":+

https://twitter.com/suhaylabbas/status/1240485610466480128

A preces do médico foram ouvidas pelo CEO da Tesla, Elon Musk, que agora se junta à Ford e à GM na ajuda contra o coronavírus

Mas, afinal, porque é que fabricantes de carros estão a oferecer-se para fabricar de ventiladores?

A GM, a Ford e a Tesla são fabricantes automóveis de dimensões consideráveis, com acesso a um grande número de fornecedores de materiais como o plástico, o metal, além de componentes eletrónicos complexos. Adicionalmente, são capazes de colocar ao serviço da sociedade a sua experiência na resolução de problemas logísticos complexos.

Já a Tesla, poderá ter uma maior facilidade em produzir ventiladores, pois fabrica carros com sistemas HVAC. Para além disso, a SpaceX, uma outra empresa de Elon Musk, constrói veículos espaciais com sistemas de suporte de vida. Consequentemente, há quem especule, que a Spacex pode dar a Musk esta capacidade de fabrico de ventiladores.