A GM e a Stellantis não conseguiram cumprir os limites de consumo de combustível de frota nos Estados Unidos, tendo sido multadas em 128,2 milhões de dólares e 235,5 milhões de dólares, respetivamente.
A Associação Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos (National Highway Traffic Safety Administration) aplicou uma coima de 363 milhões de dólares à General Motors e à Stellantis por não cumprirem a norma C.A.F.E. - Corporate Average Fuel Economy, relativa ao consumo de combustível por parte das suas frotas.
Em concreto, Associação Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos multou a Stellantis em 235,5 milhões de dólares, relativa aos modelos de 2018 e 2019. Num comentário ao site Motor1.com, fonte oficial da Stellantis, aquela situação decorre da conduta anterior à formação da Stellantis e não é indicativa da direção do fabricante que resultou da fusão entre os grupos PSA e FCA.
"A Stellantis está a investir 35 mil milhões de dólares para desenvolver veículos eletrificados e software relacionado para acomodar a ofensiva global de produto que inclui o lançamento de 25 veículos elétricos nos Estados Unidos até 2030. Além disso, aspiramos a um futuro neutro em carbono com o nosso compromisso de estatuto de carbono líquido zero até 2038", sublinhou a fonte da Stellantis.
Futuro será elétrico, garantem construtores
A Associação Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos aplicou uma coima de 128,2 milhões de dólares à General Motors relativa aos modelos de 2016 e 2017. Fonte do fabricante de Detroit refere que "a General Motors aposta nas emissões zero, num futuro elétrico e delineou uma trajetória para eliminar as emissões de escape dos novos veículos ligeiros até 2035".
A mesma fonte adianta que "à medida que trabalhamos para um futuro com emissões zero podemos recorrer a uma combinação de créditos dos modelos de anos anteriores, créditos esperados de modelos de anos futuros, créditos obtidos junto de outros fabricantes e o pagamento de penalizações cíveis para cumprir os limites cada vez mais exigentes da norma C.A.F.E.".
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Esta foi a primeira vez nos últimos três anos que a Associação Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos recebeu multas relativas ao consumo de combustível médio das frotas. A General Motors nunca teve de pagar anteriormente. A Stellantis teve de desembolsar anteriormente 156,5 milhões de dólares pelas emissões dos modelos de 2016 e 2017.