Ainda hoje em dos modelos mais emblemáticos na história da Alfa Romeo, o Giulia original continua sendo uma proposta elegante e capaz de arrebatar corações. Então... porque não torná-lo elétrico? Não se surpreenda, porque a Totem Automobili já o fez!
Estratégia (também) de publicidade, este restomod levado a cabo pelo preparador italiano Totem Automobili recupera, assim e agora com tecnologia de vanguarda, aquele que foi um dos modelos mais (re)conhecidos, no percurso da marca de Arese. Em particular, naquelas que eram as suas versões mais desportivas, e que ficaram para a história com as designações GTA e GTAm.
LEIA TAMBÉM
Novo FIAT 500 apresentado. O charme renovado… em modo 100% elétrico
Quanto ao revolucionado Alfa Romeo Giulia GT da Totem, destaca-se, desde logo, pela adopção de um sistema de propulsão totalmente elétrico e que lhe permite anunciar prestações, sem dúvida, superiores. A começar, numa potência declarada de 525 cv, face aos 240 cv da motorização original, além de um fantástico binário de 940 Nm.
Números que, entre outros mimos, permitem, segundo o preparador, uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 3 segundos!
Uma autonomia idêntica à do Fiat 500 elétrico!
Por outro lado e por que se trata de uma proposta 100% elétrica, importante é também a autonomia, que a Totem Automobili coloca nos 350 km, mercê de um pack de baterias de 50,4 kW/h, desde que optando por andamentos sem muita exigência.
Valor que, acrescente-se, não deixa de ser uma boa marca, desde logo, por conseguir rivalizar com aquilo que oferecem as versões elétricas, por exemplo, do Peugeot 208 o do novo Fiat 500 100% elétrico.
Plataforma em alumínio, carroçaria em carbono
De resto e a ajudar a esta resultado, surge o facto do preparador ter mexido igualmente no chassis original importado de um Alfa Romeo Giulia GT Junior, para aproveitar não mais que 10% do mesmo.
A partir daqui, a Totem Automobili elaborou, de forma totalmente artesanal, toda uma nova plataforma em alumínio, capaz de suportar o aumento substancial de potência e binário, anunciados pela Totem para esta surpreendente proposta.
Além da plataforma, o modelo passou a contar ainda com uma carroçaria que, embora mantendo o desenho original, foi totalmente elaborada em fibra de carbono. Com o toque de vanguardismo a ser igualmente transmitido através de umas novas ópticas LED, também elas com o mesmo design das do modelo original.
Vanguardismo, também nas suspensões
Já como extra, a possibilidade de equipar o Giulia GT elétrico com suspensões reguláveis, suspensões ajustáveis eletronicamente, ou ainda com uma suspensão pneumática.
Finalmente e já no interior, a elevação das sensações em redor para um nível de luxo, graças não só à aplicação do couro, como também à instalação de toda uma nova instrumentação digital e um sistema de info-entretenimento de topo.
Ainda sem preço... e com apresentação adiada
Com apresentação inicialmente agendada para o britânico Festival de Velocidade de Goodwood, o adiamento do evento, na sequência da pandemia de coronavírus que atinge a Europa, levou já os responsáveis da Totem Automobili a reagendar o desvendar oficial e mundial deste Alfa Romeo Giulia GT electric, para uma nova data a anunciar.
Nós, pelo menos, ficamos ansiosamente à espera!...