Não está fácil de estabilizar a primeira fábrica da Tesla na Europa. Depois dos vários problemas e dificuldades registados durante a fase da construção e legalização, eis que, agora, repetem-se os receios e protestos relativamente aos perigos ambientais da Gigafactory alemã. Motivando, inclusivamente, exigências de interrupção da produção.
A informação está a ser divulgada pela Automotive News Europe, com base numa notícia do diário alemão Berliner Zeitung, que refere as exigências dos residentes nos arredores da fábrica, depois desta ter sido palco, na passada segunda-feira, de um incêndio.
O fogo, que irrompeu não na fábrica propriamente dita, mas numa área junto da infraestrutura, onde se encontravam detritos de cartão, papel e madeira destinados à reciclagem, levou cerca de cinco horas a ser apagado pelos bombeiros. Não tendo, contudo, causado quaisquer feridos ou vítimas.
Apesar disso, movimentos ambientalistas locais mostraram já a sua preocupação com a infiltração da água utilizada pelos bombeiros, para apagar o incêndio, poder resultar em poluição acrescida.
"Este incidente vem juntar-se a um número incontável de muitos outros que representam uma ameaça para as águas subterrâneas", afirmou, em declarações ao jornal alemão, o porta-voz da iniciativa dos cidadãos de Gruenheide e da associação ambiental 'Nature and Landscape Brandenburg'.
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Fruto deste risco, os grupos de cidadãos pretendem, assim, a interrupção imediata da produção na Gigafactory de Berlim, pelo menos, até que seja concluída uma investigação exaustiva sobre se a Tesla terá, efectivamente, implementado medidas de protecção suficientes, relativamente às águas subterrâneas.
Estes grupos de cidadãos acreditam que a mitigação ambiental não ter sido implementada no local, criticando, por esse motivo, não apenas a Tesla, como também o governo estadual alemão.
Entretanto e quanto à causa do incêndio, um porta-voz do governo regional veio já afirmar que está ainda sob investigação da polícia.
Risco ambiental já se fez sentir em abril
A terminar, recordar apenas que esta não é a primeira vez que a Gigafactory de Berlim é palco de um acidente com repercussões ambientais, pois, já em abril, um líquido poluente acabou por vazar, obrigando a uma intervenção dos bombeiros.
Entretanto, a Tesla mantém as intenção de aumentar a produção naquela que é, pelo menos para já, a sua única fábrica na Europa e onde só produz o crossover Model Y. Sendo que, mesmo sem revelar números mais atuais, o fabricante norte-americano revelou que, durante o último verão, conseguiu produzir uma média de 1.000 carros por semana.
Valor que, recorde-se, representa não mais do que um décimo daquela que deverá ser a capacidade total da unidade de produção, que foi inaugurada em março último.