Ghibli estreia tecnologia híbrida na Maserati

O Ghibli Hybrid assinala o arranque da estratégia de eletrificação da Maserati. Além da solução híbrida estreia ainda do programa Maserati Connect.

Mantendo o ADN e a sonoridade típica dos Maserati, o Ghibli Hybrid assinala o arranque da estratégia de eletrificação da marca do Tridente. Além da solução híbrida estreia ainda do programa de conectividade Maserati Connect.

Primeiro veículo híbrido na história da Maserati, o novo Ghibli representa o primeiro passo da estratégia de eletrificação de todos os novos modelos da marca do Tridente.

O Ghibli Hybrid mantém a filosofia e os valores do fabricante de Modena, assim como a inconfundível sonoridade típica dos Maserati.

O novo Ghibli Hybrid é facilmente identificável através do seu design exterior e interior. O denominador comum seguido pelo Centro Stile Maserati foi a escolha da cor azul para distinguir todos os modelos híbridos.

A vista de perfil do Ghibli Hybrid revela que se manteve inalterado o ADN da Maserati
A vista de perfil do Ghibli Hybrid revela que se manteve inalterado o ADN da Maserati

Exteriormente, a cor azul está presente nas três tomadas de ar laterais, nas pinças de travão e no raio da oval que envolve o Tridente, colocada no pilar traseiro.

O mesmo tom de azul volta a aparecer no habitáculo, designadamente nas costuras bordadas dos bancos. O novo Ghibli Hybrid também estreia conteúdos estilísticos inéditos, nomeadamente a nova grelha frontal, com barras redesenhadas para representar um diapasão.

Os farolins traseiros apresentam um novo desenho
Os farolins traseiros apresentam um novo desenho

A equipa de design também deu alguma atenção à parte traseira, destacando-se os farolins totalmente redesenhados, com um perfil ao estilo de um bumerangue, inspirado pelo 3200 GT e pelo protótipo Alfieri.

Sistema híbrido oferece 330 cv

No capítulo tecnológico, a opção pelo sistema híbrido permite a exploração da energia cinética acumulada durante as fases de desaceleração e travagem do veículo, sendo depois regenerada e transformada em eletricidade que é armazenada numa bateria, montada na traseira do veículo.

Esse sistema está integrado na linha motriz do Ghibli Hybrid, combinando um motor turbo a gasolina de quatro cilindros e 2,0 litros com um alternador a 48V e um sobrealimentador elétrico adicional (e-Booster), apoiado por uma bateria.

LEIA TAMBÉM
Aston Martin e Maserati com a C. Santos VP

O grupo motopropulsor desenvolve uma potência máxima de 330 cv e um binário máximo de 450 Nm, disponível a partir das 1500 rpm, permitindo a esta berlina acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 255 km/h. A transmissão é assegurada por uma caixa automática de oito velocidades da ZF.

A marca sublinha que a sonoridade típica de todos os modelos da Maserati se vai manter no Ghibli Hybrid, contando para o efeito com um escape otimizado que inclui ressonadores concebidos especialmente para o efeito.

Maserati Connect

Em termos tecnológicos não é só a tecnologia híbrida que está em estreia. O Ghibli Hybrid também é o primeiro modelo da marca a receber o programa Maserati Connect, que possibilita o estabelecimento de uma ligação permanente entre com o veículo.

A consola central é dominada por um ecrã de alta resolução de 10,1"

Este programa assegura a troca constante de informação quando o veículo se encontra em movimento. O objetivo é a melhoria dos serviços oferecidos ao condutor.

Além de atualizar remotamente o software, o Maserati Connect realiza verificações no veículo e monitoriza os serviços de Safety Security em condições de emergência.

O Ghibli Hybrid recebe ainda o sistema multimédia Maserati Intelligent Assistant de última geração, baseado em contributos digitais da Android Automotive. Este software oferece uma experiência de utilização totalmente personalizável em função das preferências pessoais do condutor.

O ecrã de alta definição do sistema multimédia, com novos gráficos, mais intuitivo e desprovido de moldura, viu a sua dimensão aumentar de 8"4 para 10"1. Também é introduzido um novo painel de instrumentos com mostradores digitais e novo grafismo.

O Ghibli Hybrid será produzido na fábrica Avvocato Giovanni Agnelli, em Grugliasco (Turim), a partir de setembro próximo. Este modelo representa o arranque do plano de eletrificação da oferta da Maserati, que vai incluir o lançamento de automóveis totalmente elétricos. Os primeiros a chegar serão os novos GranTurismo e GranCabrio, já em 2021.