E se em vez de reconhecer a estrada, a melhor forma dos veículos seguirem uma rota for ter a impressão digital do solo abaixo do pavimento? Essa é a solução do georadar para veículos autónomos A queda de neve, e outras condições atmosféricas adversas como nevoeiro e chuva intensa, reduzem a visibilidade nas estradas. E se os humanos têm vantagem de conhecer os pontos de referência no trajeto e o bom senso de parar quando o caminho é inseguro, não sabemos se os veículos autónomos serão capazes do mesmo. Mas uma tecnologia militar, e também usada por geólogos, promete ajudar as viaturas não-tripuladas a seguir o caminho certo. Atualmente, os veículos autónomos confiam em três métodos para um posicionamento correto: a localização por GPS, os sonares LIDAR e as câmaras apoiadas por algoritmos de interpretação das imagens. Mas estas três tecnologias podem não conseguir garantir o correto posicionamento em condições meteorológicas adversas - e é neste ponto que a solução da Wavesense, baseada em tecnologia militar, se torna num apoio fundamental. Porque a vantagem do georadar para veículos autónomos é reconhecer a impressão digital do terreno em que circula, muito mais difícil de enganar do que os três sistemas acima referidos. https://www.youtube.com/watch?v=0ytg64c8CeU No caso do GPS podem ocorrer interferências na chegada do sinal, enquanto para as câmaras e radares a baixa visibilidade e chuva muito intensa são condicionantes. Mas a Wavesense revela que o seu radar de penetração do solo consegue ler os tipos de solo que o carro encontra com grande precisão ao longo de alguns metros de quadrados. Segundo o responsável da empresa, existem grandes diferenças na composição do solo, mesmo em locais muito próximos, o que permite fazer uma "impressão digital" do local onde o carro circula. Comparando os dados obtidos pelo georadar para veículos autónomos com as informações da base de dados, afirma, consegue-se definir com precisão por onde o carro circula, com uma margem de erro a 96 km/h que não supera uma polegada (2,54 cm). Esta solução foi desenvolvida como uma tecnologia militar pelo MIT, e tem estado a dar provas da sua eficácia em missões com camiões de nove toneladas de peso, que seguem em modo autónomo pelas esburacadas estradas do Afeganistão. E a empresa já está a mapear as principais cidades americanas, para potenciar a futura eficácia do sistema. Até porque, afirma, existem fabricantes europeus e americanos interessados em usar o georadar para veículos autónomos em complementaridade com os três sistemas atualmente implementados. Existem alguns handicaps, como o facto de não operar em pontes (porque não existe solo por baixo...), e o facto de não existirem dados em locais remotos, mas a Wavesense acredita que pode ter uma solução muito eficaz para circular em ambiente urbano, mesmo quando fortes nevões dificultam a visibilidade e tornam a orientação dos condutores muito mais difícil.