Geodis adquire 200 veículos a biogás à Iveco

Geodis adjudicou 200 veículos a biogás das gamas Daily e Eurocargo à Iveco que se destinam às suas operações em França. O objetivo da empresa

A Geodis adjudicou 200 veículos a biogás das gamas Daily e Eurocargo à Iveco que se destinam às suas operações em França. O objetivo da empresa é minimizar o impacto das suas atividades sobre o ambiente.

A Geodis encomendou 200 veículos com tecnologia de gás natural comprimido, alimentados a biogás, à Iveco, estando prevista a sua entrega para o final de 2021.

O operador logístico adjudicou 107 veículos do modelo Daily e 93 do Eurocargo que estarão preparados para utilizar biogás, combustível que reduz as emissões de dióxido de carbono até 95%, oferecendo, no entanto, um desempenho igual ou até superior (em termos de ruído e elasticidade do motor) do que um veículo equivalente equipado com propulsor diesel.

LEIA TAMBÉM
Sede da Iveco dispõe de estação de gás natural

Comparativamente com um veículo diesel Euro VI-E, as emissões de partículas finas são reduzidas até 95% e as de dióxido de azoto até 90%. Estes veículos enquadram-se na categoria Crit'Air 1. Além disso, a certificação Pieck Quiet Truck 71 dB possibilita a operação de dia e de noite com um baixo nível de ruído.

Os 200 veículos a biogás adquiridos pela Geodis irão ser operados em França, país onde a empresa ambiciona alcançar um transporte totalmente livre de carbono nos centros das 35 maiores cidades gaulesas, com um população superior a 150 mil habitantes, nos próximos três anos.

"Este investimento marca mais um novo passo para a Geodis na redução do impacto das suas atividades sobre o ambiente e no combate às alterações climáticas", refere Marie-Christine Lombard, CEO da Geodis. "Em particular, ao tornarmos o transporte rodoviário mais ecológico no último quilómetro, iremos contribuir para a descarbonização do setor. A logística em ambiente urbano está no centro das nossas ações", sublinha a responsável.