Demonstração da evolução permanente que faz parte da génese da indústria automóvel, a Genesis, marca de luxo da Hyundai, prepara-se para se tornar na primeira marca automóvel a prescindir de chaves ou comandos de acesso ao veículo. Como? Através da introdução da tecnologia de reconhecimento facial!
Baptizada de 'Face Connect', esta nova tecnologia, que a Genesis se prepara para comercializar, vai, no entanto, além do simples reconhecimento facial do proprietário do veículo. Funcionando, igualmente e em conjunto com um Sistema de Autenticação por Intermédio de Impressão Digital. O qual, diga-se, a marca sul-coreana já disponibiliza nalguns modelos.
Quanto ao reconhecimento facial, que permite, desde logo, o destrancar e trancar as portas, recorre a uma câmara de infra-vermelhos instalada no pilar B do veículo e que está preparada para funcionar sob todas as condições de luz, incluindo, noite cerrada. Sendo que o sistema permite o registo, não somente de um, mas de dois indivíduos, a par dos respectivos perfis.
De resto e graças a estas configurações, o sistema passa a ser capaz de, com chegada do condutor, ajustar automaticamente a posição do banco e do volante, assim como o head-up display, retrovisores exteriores e definições do sistema de infoentretenimento. Tudo isto, sem que tenham de andar com qualquer chave atrás.
LEIA TAMBÉM
NVidia dá "cérebro" à VW e à Uber
Quanto à presença do Sistema de Autenticação por Intermédio de Impressão Digital, serve para colocar o motor em funcionamento, depois de garantido o acesso ao interior. Sendo que a Genesis diz ter, inclusivamente, substituído tudo o que era concluído através de um PIN, como pagamentos através do sistema de infoentretenimento do veículo e utilização do Modo Valet.
Aliás e para que tudo funcione da melhor forma, a marca de luxo da Hyundai melhorou, igualmente, a tecnologia de atualização de software Over The Air (OTA) e que até aqui estava limitada a funções do sistema de infoentretenimento como a navegação, o layout do ecrã e o head-up display. A partir de agora, a atualização passa a englobar, igualmente, os principais componentes do veículos, tais como o sistema central de gestão da tecnologia de propulsão, suspensão, sistema de travagem, direcção e airbags.
SUV elétrico GV60 é o eleito
Finalmente e quanto à disponibilização desta nova tecnologia Face Connect, a Genesis anuncia que será utilizada, pela primeira vez, na versão 100% elétrica do SUV GV60, cujo lançamento no mercado sul-coreano está previsto ainda para este ano. Seguindo-se a introdução no mercado norte-americano, em 2022.
A Genesis garante, ainda, que, a partir daí, a tecnologia será progressivamente introduzida nos restantes modelos da marca.