General Motors anuncia baterias com autonomia de 724 quilómetros

A General Motors acaba de anunciar uma nova solução de baterias, de nome Ultium, capazes de garantir uma autonomia de até 724 km.

Com os construtores automóveis a virarem-se para a Mobilidade Elétrica, o gigante automóvel General Motors acaba de anunciar uma nova solução de baterias, a que deu o nome de Ultium, as quais representarão mais um salto, nas autonomias anunciadas até aqui pelos veículos elétricos do construtor. Mais concretamente, dos 644 km de máximo, para os 724 km.

O anúncio da General Motors foi feito durante a Barclays Global Automotive Conference, com o gigante automóvel norte-americano a defender, desde logo, o elevado investimento , já feito, e que está ainda previsto, para os próximos anos, até como forma de responder a uma perspectiva de crescimento de 40% de novos veículos elétricos, até 2025.

Mas que a CEO Mary Barra justifica, recordando que "as mudanças climáticas são reais, e nós queremos ser parte da solução, colocando todos os nossos clientes num veículo elétrico".

De resto, a GM está "numa fase de transição para um portfólio totalmente elétrico, partindo de uma posição de força", a qual permite acelerar os planos já definidos em termos de Veículos Elétricos (EV), desde logo, "porque estamos a construir uma vantagem competitiva em termos de baterias, software, integração nos veículos, produção e experiência de cliente".

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Aliás e no que concerne às baterias, Mary Barra revelou que os engenheiros acabam de conseguir um aumento da autonomia com as novas baterias para a geração Ultium de veículos elétricos, as quais permitirão fazer um máximo de 450 milhas (724 km), ao invés das anteriores 400 milhas (644 km). Salto realizado em apenas um ano e que é comparável aos 89 km anunciados pelo primeiro EV do construtor, datado de 1999.

Além de com maior autonomia, estas novas baterias têm um custo de produção cerca de 40% mais baixo do que as usadas, por exemplo, no Chevrolet Bolt.

Segunda geração já em desenvolvimento

Aliás e ainda mais importante, é a notícia, também divulgada pela General Motors, de que os engenheiros já estão, inclusivamente, a trabalhar na segunda geração das baterias Ultium. Solução que deverá representar nova descida nos custos de produção, desta feita e já face aos custos exibidos hoje em dia, para cerca de 60%; e com o dobro da densidade!

Quanto às explicações para uma tal descida, a GM aponta aspectos como os "cátodos mais baratos, menos material ativo, novos eletrólitos e a estreia de ânodos de metal de lítio em baterias utilizadas pelo fabricante".

De resto, o fabricante norte-americano garante que não se trata apenas de teoria, até porque os protótipos de bateria da próxima geração estão já em testes. Tendo já sido realizados "centenas de ciclos de teste" em protótipos multicamadas, com o seu desenvolvimento a ganhar velocidade com a inauguração, em 2021, do Laboratório de Inovação em Baterias e do Centro de Tecnologia de Fabricação.

Desenvolvimento mais rápido

igualmente anunciado, foi um aumento de cerca de 50% na rapidez com que os processos de desenvolvimento de novos veículos elétricos têm vindo a ser feitos, graças não só ao desenho modular dos sistemas Ultium, como também aos avanços, em termos de engenharia, na tecnologia de baterias, assim como no uso de ferramentas de desenvolvimento virtual. Já para não falar nas lições aprendidas com o novo GMC Hummer EV.

Como exemplo, a GM cita o caso emblemático - para o mercado norte-americano, bem entendido - das grandes pickups, que até aqui tinham como tempo de desenvolvimento médio, os 50 meses, e que, a partir de agora, demorarão apenas 26 meses. Tudo graças a um processo de ferramentas simplificado, bem como uma integração mais estreita entre design e engenharia.