Genebra recebe estreia do Toyota Aygo renovado

Foram dadas a conhecer as informações sobre a atualização do modelo que representa a marca nipónica no segmento A, com o Toyota Aygo renovado a receber atualizações no motor, um novo estilo para a sua icónica dianteira em "X" e ainda nova organização para os níveis de equipamento. Autor de uma já respeitável quota de 6,6% no segmento A na Europa, com 85000 unidades comercializadas, o mais pequeno membro da família Toyota ganha agora novas armas para atacar o mercado. Este é um automóvel com um posicionamento (e imagem) bastante singular na oferta do fabricante nipónico, o qual destaca o visual mais emocional que visa atrair um público mais jovem. Algo que se explica também com a filosofia por trás do modelo, que pretende com esta imagem singular atrair um público menos propenso a escolher um automóvel apenas por atributos emocionais (que é o principal foco em outras propostas da marca como os híbridos...). Para reforçar o apelo deste citadino, o Salão de Genebra acolhe o restyling ao modelo lançado em 2014, com o renovado Toyota Aygo a ganhar alterações na mecânica, um visual que enfatiza marcas de estilo como o visual em 'X' da dianteira e ainda uma nova organização da gama. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/1.aygo2018-presentacion.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/2.aygo2018-presentacion.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/3.aygo2018-presentacion.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/4.aygo2018-presentacion.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/4.aygo2018-presentacion-11111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/4.aygo2018-presentacion-22222.jpg]

Design

Apesar de manter o seu estilo icónico de linhas que se cruzam em X na frente, o design desta área foi reformulado do formato 2D para um mais destacado visual 3D. A dianteira é, aliás, onde se concentram mais alterações, com modificações nos grupos óticos 'Keen Look' que ganham nova assinatura visual diurna, ao qual se juntam diferenças no para-choques, na zona inferior e na envolvência das luzes. A marca procurou também criar linhas que ligam a iluminação dianteira e da retaguarda, para o Toyota Aygo renovado ter formas mais envolventes. E na secção posterior o foco foi colocado no dinamismo conferido ao modelo pela nova e mais chamativa linha LED que "corta" a iluminação. No exterior as mudanças culminam com a adição de duas cores (magenta e azul) e de novas jantes de 15''. Para o interior, de que ainda não existem fotos, foi referida a inclusão de um estilo mais tridimensional para a intrumentação, novos esquemas cromáticos com Quartz Grey e Piano Black e ainda a opção por novos tecidos para os bancos.  

Gama revista

Os equipamentos para o Toyota Aygo renovado começam no X e vão subindo ao longo dos níveis X-Play e X-Clusiv. A marca afirma que o intermédio é considerado fulcral, já que adiciona desde logo o ar condicionado e o touchscreen de 7'' no infotainment. O topo de gama, o exclusivo X-Clusiv, dá acesso à pintura bi-tom, jantes de liga leve de 15'', bancos com revestimento parcial em pele, ar condicionado automático e ainda a proteção superior conferida pelos sistemas do Toyota Safety Sense. Juntam-se ainda na oferta as edições especiais X-Cite e X-Trend que estarão disponíveis em alguns mercados europeus (a marca ainda não revelou quais).  

Mecânica focada na melhoria do conforto e consumos

A evolução do prazer ao volante do citadino nipónico foi um dos focos para o Toyota Aygo renovado, através da redução dos ruídos e vibrações. Para esse objetivo ganha importância a evolução do tricilíndrico de 998cc (cumprindo as normas Euro 6.2) que debita 72cv e 93Nm, com um aumento de binário que visa melhorar a condução em ambiente urbano. A marca conseguiu dar uma taxa de compressão mais elevada ao bloco, fez alterações na injeção e melhorou a recirculação dos gases e a cambota. Foram ainda introduzidas versões Eco, com quarta e quinta mudanças mais longas, pneus de baixa resistência e start&stop e melhorias aerodinâmicas. Nesta variante as emissões foram reduzidas de 95g/km para apenas 90g/km de CO2 e os consumos baixaram de 4,1L/100km para os 3,9L/100km.   Foram ainda reveladas mudanças na suspensão e no software da direção, para que ela tenha uma resposta mais rápida e permita um comportamento mais ágil ao Toyota Aygo renovado. Por fim, foram ainda efetuadas outras alterações que reduzem as vibrações e ruídos passados para o habitáculo, que incluem novos materiais de absorção superior no tablier, Pilar A, portas e portão da mala.