Proprietária de marcas automóveis de âmbito mundial como a Volvo ou a Lotus, a chinesa Geely prepara-se para lançar uma nova marca, elétrica, pensada especificamente para concorrer com a norte-americana Tesla. Nome? Zeekr.
A notícia foi divulgada pela britânica Autocar, citando "funcionários como conhecimento dos projectos do gigante chinês Geely. Acrescentando que o fabricante pretende utilizar como base para os futuros modelos da Zeekr, a sua mais recente plataforma Sustainable Experience Architecture (SEA), concebida tanto para EVs, como para PHEVs.
Entretanto e numa altura em que mais informações oficiais sobre esta nova marca, que a Geely pretende introduzir nos mercados globais, estão ainda por conhecer, rumores apontam no sentido de que a nova marca possa vir a funcionar em parceria com o gigante chinês de serviços de Internet, Baidu.
Recorde-se que, ainda em janeiro último, uma parceria entre aquele que é maior fabricante automóvel chinês - a Geely - e a empresa líder de serviços de Internet - a Baidu -, foi oficialmente anunciada.
De resto, a Baidu conta já com uma divisão de software vocacionada para o Automóvel, com a qual tem vindo a fazer uma abordagem semelhante à levada a cabo pela Waymo, empresa do universo Alphabet. Sendo que, o sistema operacional de código aberto da Baidu, já atraiu parceiros como a Toyota, Honda, Volkswagen e Ford. Além de fabricantes de semi-condutores como a Intel ou a Nvidia.
LEIA TAMBÉM
Geely e Mercedes vão apresentar primeiro SUV elétrico da smart
Segundo avança a Autocar, a Geely está já pronta para começar a vender modelos Zeekr através de concessionários dedicados, que deverão ficar localizados no centro das grandes cidades, utilizando um modelo de vendas que pretende ser distinto do tradicional. Englobando, inclusivamente, uma linha de vestuário e acessórios.
A justificar, igualmente, estas vertentes, surge o facto da Geely pretender que a Zeekr seja uma marca premium na natureza e posicionamento, o que faz desta a mais recente tentativa do dono e CEO do maior construtor automóvel chinês, Li Shufu, para conseguir entrar no mercado dos veículos de luxo.
Shufu já é dono, através da Geely, de marcas automóveis como a Volvo, Lotus, Lynk & Co, Proton, Terrafugia e LEVC, além de ser, também, a par da Mercedes-Benz , detentor de 50% da Smart. A par de todas estas participações, o empresário de 57 anos detém ainda 9,7% da Daimler.