Também da Volvo. Nova plataforma da Geely servirá de base a 16 novos modelos

Proprietária da Volvo, Lotus e Lynk & Co, entre outras, a Geely Automobile apresentou a nova plataforma SEA, a base de 16 futuros modelos.

Proprietária de marcas automóveis como a sueca Volvo, entre outras, a britânica Lotus e a chinesa Lynk & Co, a também chinesa Geely Automobile acaba de anunciar que a sua nova plataforma para veículos elétricos, SEA, servirá de base a, pelo menos, 16 novos modelos. Entre as quais, a Volvo e a Lynk & Co.

Depois de já ter participado no desenvolvimento da nova plataforma CMA - Compact Modular Plataform da Volvo, a Geely Automobiles acaba de estrear uma nova plataforma, denominada Sustainable Experience Architecture (SEA), com o Lynk & Co Zero Concept. Modelo que pretende ser, de certa forma, um rival directo do Volkswagen ID.4.

Numa conferência, exactamente, sobre este futuro modelo da marca chinesa, a Geely garantiu que, esta mesma plataforma, servirá de base a propostas de nove marcas, incluindo não só a própria Geely, como também a Volvo e a Lynk & Co.

Aliás e segundo também revelou o Presidente do grupo automóvel chinês, Li Shufu, a SEA foi, já e inclusivamente, apresentada a vários outros fabricantes, chineses, europeus e americanos, tendo vários deles mostrado interesse em usar a plataforma.

LEIA TAMBÉM
Volvo e Geely ponderam fusão. Mas mantendo as respetivas identidades

Com a SEA, a Geely procura, assim, elevar, a um novo patamar, aquilo que o Grupo Volkswagen procura fazer com a sua plataforma modular para veículos elétricos MEB. A qual será utilizada por praticamente todas as marcas do grupo alemão.

" O desenvolvimento feito por nós desta verdadeiramente transformadora arquitectura para veículos elétricos, representa o maior salto em frente, realizado pela Geely, na última década", afirmou Sufu, acrescentando que "esta inovação de longo alcance expandirá muito o volume e a escalabilidade dos nossos modelos de zero emissões, sendo que pretendemos os benefícios desta inovação a outros fabricantes". "As arquiteturas de código aberto serão uma marca registrada dos novos serviços de mobilidade, dos quais a Geely Holding tem orgulho de ser a pioneira", concluiu.

Ainda segundo a Geely, esta nova plataforma está preparada para servir de base, tanto a veículos para o segmento A, como para modelos maiores, dos segmentos D e E. Podendo servir, igualmente, de base para veículos comerciais ligeiros, de tracção dianteira, traseira ou integral.

Referir, ainda, que a Geely Automobile esteve a desenvolver a SEA, durante os últimos três anos, nos seus centros de pesquisa e desenvolvimento na China, Suécia, Reino Unido e Alemanha.