Numa altura em que o sector está em pura efervescência, o gigante chinês Geely acaba de apresentar, não apenas a sua primeira pickup elétrica, a RD6 EV, como toda uma nova marca de veículos elétricos para a aventura e laser, de nome Radar. Cuja comercialização começará pelo mercado chinês... naturalmente.
Batizada de Radar, esta nova marca automóvel tem como público-alvo, segundo o gigante automóvel chinês Geely, "uma nova geração de consumidores globais que exigem veículos tão sustentáveis, quanto as suas aventuras na natureza".
Resultado, igualmente, deste posicionamento, a Radar vai estrear-se no mercado, para já, apenas chinês, com uma pickup de nome RD6, desenhada pelo britânico Peter Horbury, que é também o responsável pelo design das restantes marcas do grupo, como a Lynk & Co ou a Lotus.
Em destaque na nova pickup EV, um conjunto de ópticas em LED, acompanhadas de uma grelha frontal fechada, um generoso pára-choques com entradas de ar generosas e pára-lamas salientes. Tudo isto, numa carroçaria de cabine dupla, espaço de carga generoso e traseira com farolins também em LED e a toda a largura.
LEIA TAMBÉM
Para rivalizar com a Tesla. Geely vai lançar nova marca premium elétrica
Entretanto e ao mesmo que, no habitáculo, é possível encontrar um cockpit totalmente digital e com todas as comodidades, na área de carga, a presença, invulgar, de uma variedade de tomadas de carregamento.
A Radar RD6 tem por base a mesma plataforma Sustainable Experience Architecture (SEA) que a Geely tem vindo a utilizar vários modelos das diferentes marcas que possui ou em que tem participação, como é o caso da Volvo ou da Smart, a que acrescenta, depois, sistemas de tracção de um ou mais motores. Com a imprensa local a acrescentar que a pickup da Geely deverá anunciar uma autonomia elétrica na ordem dos 600 km, assim como potências entre os 200 e os 400 cv.
Pickup é a apenas a primeira
Segundo o fabricante chinês, a RD6 será apenas o primeiro modelo desta nova marca 100% elétrica, a qual disporá, no futuro, de uma gama composta igualmente de SUVs e ATVs, além de "outros produtos de mobilidade com um posicionamento lifestyle". Sendo que todos eles têm, desde já, a garantia de que terão por base a mesma plataforma SEA, assim como todo o tipo de tecnologias desenvolvidas no seio do grupo.
Entretanto, a Geely fala, igualmente, numa submarca de nome Radar Weekends, a qual está a trabalhar com a marca de material de aventura NatureHike, com o objectivo de desenvolver toda uma oferta de equipamento e acessórios para uma utilização na Natureza.
Ao mesmo tempo, a Radar Weekends celebrou uma parceria com a National Geographic China, destinada a desenvolver acções no âmbito da protecção ambiental.
Quanto à Radar RD6, deverá ser oficialmente apresentada, na China, no próximo dia 9 de setembro, com as entregas das primeiras unidades a ficarem desde já agendadas para o quatro trimestre de 2022.