Geely lança nova marca de elétricos de aventura a começar numa pickup

O gigante automóvel chinês Geely apresentou uma nova marca de EVs de aventura, de nome Radar, cujo primeiro modelo é a pickup elétrica RD6.

Numa altura em que o sector está em pura efervescência, o gigante chinês Geely acaba de apresentar, não apenas a sua primeira pickup elétrica, a RD6 EV, como toda uma nova marca de veículos elétricos para a aventura e laser, de nome Radar. Cuja comercialização começará pelo mercado chinês... naturalmente.

Batizada de Radar, esta nova marca automóvel tem como público-alvo, segundo o gigante automóvel chinês Geely, "uma nova geração de consumidores globais que exigem veículos tão sustentáveis, quanto as suas aventuras na natureza".

Resultado, igualmente, deste posicionamento, a Radar vai estrear-se no mercado, para já, apenas chinês, com uma pickup de nome RD6, desenhada pelo britânico Peter Horbury, que é também o responsável pelo design das restantes marcas do grupo, como a Lynk & Co ou a Lotus.

A primeira pickup elétrica do grupo Geely foi desenhada por Peter Horbury responsável pelo design de todas as marcas do grupo chinês
A primeira pickup elétrica do grupo Geely foi desenhada por Peter Horbury responsável pelo design de todas as marcas do grupo chinês

Em destaque na nova pickup EV, um conjunto de ópticas em LED, acompanhadas de uma grelha frontal fechada, um generoso pára-choques com entradas de ar generosas e pára-lamas salientes. Tudo isto, numa carroçaria de cabine dupla, espaço de carga generoso e traseira com farolins também em LED e a toda a largura.

LEIA TAMBÉM
Para rivalizar com a Tesla. Geely vai lançar nova marca premium elétrica

Entretanto e ao mesmo que, no habitáculo, é possível encontrar um cockpit totalmente digital e com todas as comodidades, na área de carga, a presença, invulgar, de uma variedade de tomadas de carregamento.

A Radar RD6 tem por base a mesma plataforma Sustainable Experience Architecture (SEA) que a Geely tem vindo a utilizar vários modelos das diferentes marcas que possui ou em que tem participação, como é o caso da Volvo ou da Smart, a que acrescenta, depois, sistemas de tracção de um ou mais motores. Com a imprensa local a acrescentar que a pickup da Geely deverá anunciar uma autonomia elétrica na ordem dos 600 km, assim como potências entre os 200 e os 400 cv.

Pickup é a apenas a primeira

Segundo o fabricante chinês, a RD6 será apenas o primeiro modelo desta nova marca 100% elétrica, a qual disporá, no futuro, de uma gama composta igualmente de SUVs e ATVs, além de "outros produtos de mobilidade com um posicionamento lifestyle". Sendo que todos eles têm, desde já, a garantia de que terão por base a mesma plataforma SEA, assim como todo o tipo de tecnologias desenvolvidas no seio do grupo.

A Radar RD6 tem por base a nova plataforma modular para veículos elétricos já utilizada, por exemplo, em veículos Volvo
A Radar RD6 tem por base a nova plataforma modular para veículos elétricos já utilizada, por exemplo, em veículos Volvo

Entretanto, a Geely fala, igualmente, numa submarca de nome Radar Weekends, a qual está a trabalhar com a marca de material de aventura NatureHike, com o objectivo de desenvolver toda uma oferta de equipamento e acessórios para uma utilização na Natureza.

Ao mesmo tempo, a Radar Weekends celebrou uma parceria com a National Geographic China, destinada a desenvolver acções no âmbito da protecção ambiental.

Quanto à Radar RD6, deverá ser oficialmente apresentada, na China, no próximo dia 9 de setembro, com as entregas das primeiras unidades a ficarem desde já agendadas para o quatro trimestre de 2022.

A pickup Radar ED6 deverá anunciar uma autonomia elétrica na ordem dos 600 quilómetros
A pickup Radar ED6 deverá anunciar uma autonomia elétrica na ordem dos 600 quilómetros