A Geely vai produzir o seu próprio Panda elétrico que se destina ao mercado chinês. Com um comprimento de apenas 3,01 litros apresenta um design que evoca o urso panda. A autonomia anunciada é de aproximadamente 150 km, enquanto o motor elétrico não oferece mais de 30 kW (41 cv).
Os veículos elétricos urbanos estão a chegar em força ao mercado chinês e para cativar os consumidores apresentam uma imagem que se assemelha a brinquedos. O exemplo mais recente é o Geely Panda Mini, cujo design é inspirado no urso Panda. O objetivo é competir com o popular Wuling Mini EV e uma série de outros modelos ultra-compacto que já se encontram em comercialização no maior mercado automóvel do mundo.
O pequeno elétrico fez a sua estreia num centro comercial na cidade de Hangzhou. O stand tinha um fundo rosa, balões, muitas imagens de pandas e duas unidades do Geely Panda Mini com pintura da carroçaria em rosa e azul.
Além do aspecto amistoso, graças às formas arredondadas e aos grupos óticos redondos que dominam a secção frontal, outras referências ao panda incluem espelhos em forma de orelhas e os pára-choques traseiros. A sigla "Geome" na dianteira é provavelmente uma referência a Geometry que é uma das submarcas da Geely.
O habitáculo permite acomodar quatro ocupantes que beneficiam de uma excelente visibilidade graças ao tecto panorâmico. O painel de bordo roda tem um grande ecrã tátil do sistema de infoentretenimento, um painel de instrumentos digital, vários compartimentos para arrumação e uma área de dedicada para os comandos da climatização.
Citadino elétrico
Em termos de dimensões, o Geely Panda Mini tem um comprimento de 3,01 metros, uma largura de 1,52 metros, uma altura de 1,60 metros e uma distância entre-eixos de 2,02 metros.
A linha motriz compreende um motor elétrico dianteiro com uma potência de 30 kW (41 cv), alimentado por uma bateria de fosfato de ferro-lítio da Guoxuan High-Tech que oferece uma autonomia de aproximadamente 150 km, valor semelhante ao das outras marcas chinesas.
LEIA TAMBÉM
Geely lança nova marca de elétricos de aventura a começar numa pickup
O Panda Mini vai ser lançado na China em 2023, com preços entre 5414 euros e 6767 euros. Esta não é a primeira vez que a Geely recorre à designação Panda, já que foi utilizado num pequeno veículo de combustão interna semelhante ao Toyota Aygo entre 2008 e 2016. Entretanto, o pequeno veículo ultra-compacto da Geely também poderá ser um grande candidato a integrar a duvidosa lista dos carros mais feios do mundo.