O gigante automóvel chinês Geely acaba de celebrar um acordo estratégico com a congénere Nio, centrado no sistema de troca de baterias desenvolvido por esta última. E que levará a que ambas venham a trabalhar juntas em soluções, tecnologia e desenvolvimento de modelos capazes a adoptar o sistema.
A notícia é avançada pela Automotive News Europe, acrescentando que, com este acordo, a Geely, proprietária de marcas como a Volvo, a Lotus e a Zeekr, entre muitas outras, torna-se o segundo fabricante a interessar-se pela tecnologia de troca de baterias da Nio. Assinando, assim, um acordo de parceria com a jovem tecnológica chinesa.
Quanto à Nio, procura, com estes acordos, diminuir os custos, nomeadamente, de desenvolvimento e produção de novas soluções, ao mesmo tempo que tem vindo a reduzir a sua força laboral e a adiar investimentos de longo prazo. Tudo isto, como forma de melhorar a eficiência e resultados.
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Entretanto e com a parceria agora estabelecida, Geely e Nio adoptarão um modelo de cooperação de "co-investimento, co-construção, partilha e cooperação", explicaram as duas empresas.
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As companhias procurarão estabelecer um mecanismo eficiente de gestão das baterias, construir uma operação unificada de troca de baterias e desenvolver veículos com sistemas de troca de baterias compatíveis entre si.
Recorde-se que a Nio tem sido, até hoje, um dos raros construtores automóveis a apostar na tecnologia de troca de baterias, tendo, mesmo, um plano para praticamente duplicar o número de estações de troca, na China.
Ao mesmo tempo e já em 2021, a fabricante de veículos elétricos assumia como objectivo instalar 5000 estações de troca de baterias para veículos elétricos, em todo o mundo, até 2025.
Quanto à Geely, revelou ter, atualmente, 300 estações de troca de baterias em funcionamento, sendo que, o seu objectivo é continuar a construir estações, tanto sozinha, como em colaboração com a Nio.