Numa estratégia que já não é nova, o gigante automóvel chinês Geely acaba de apresentar uma nova submarca automóvel de luxo, a que deu o nome de Galaxy. E que, garante desde já o fabricante, contará, já em 2025, com uma gama de sete novos modelos!
A notícia é avançada pela britânica Autocar, que cita alguns dos predicados que a Geely enumera para esta nova submarca de luxo e que se distinguirá pela oferta de "uma série de produtos eletrificados de topo", todos eles baseados numa nova "arquitectura eletrificada inteligente dedicada".
A Geely Galaxy, assim é o nome completo desta nova submarca automóvel, promete, de resto, um crescimento acelerado e que fará com que, dentro de apenas dois anos, conte já com sete modelos na sua gama: quatro híbridos de larga autonomia e três propostas exclusivamente elétricas.
Ainda sobre estes modelos, a Geely avança que o primeiro a chegar será o Galaxy L7, um SUV híbrido plug-in que o fabricante espera lançar já este verão de 2023, e a que se seguirá, no outono, uma berlina híbrida plug-in de nome L6.
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Todos os híbridos plug-in da Galaxy terão por base uma plataforma de nome E-CMA, que a Geely acrescenta ter desenvolvido em conjunto com a Volvo e que, de resto, já serve de base a outros modelos do grupo, como é o caso do Volvo XC40 Recharge, do Polestar 2 ou ainda do Lynk&Co 01.
Elétricos começam com o E8
Quanto aos elétricos (EV) da nova submarca, a ofensiva começará, segundo a mesma publicação, com o Galaxy E8, e que deverá chegar aos mercados ainda em 2023, lá mais para o final do ano. Sendo que, na base deste e dos restantes EV, estará aquilo que a Geely designa de uma "arquitectura eletrificada inteligente dedicada" e que, na verdade, deverá ser uma evolução da já conhecida plataforma SEA, já estreada em modelos com o Smart #1, o Lotus Eletre ou o Zeekr 001.
De resto e ainda sobre o E8, tudo aponta para que venha a ser a versão de produção do concept Galaxy Light que aqui trazemos e que se traduz num fastback de linhas esguias e, de certa forma, parecidas às do Porsche Taycan. Complementadas, no caso do protótipo, com portas de abertura oposta, a abdicar de pilar central, e com as da frente a fazerem um movimento ascendente.
Já no capítulo técnico, a Geely destaca a aplicação de uma série de novas tecnologias nos carros da Galaxy, a começar no sistema de segurança de baterias Aegis e que, segundo o fabricante, garante um aumento do período de vida das baterias em 20%; o trem de força híbrido Nordthor 8848 que utiliza um sistema preditivo de gestão de energia capaz de melhorar a economia de combustível em até 15%; ou, ainda, o software Galaxy N-Operating System, o qual utiliza um chip Qualcomm Snapdragon 8155 capaz de conectar o veículo à rede de 72 satélites que a Geely pensa lançar até 2025, também como forma de garantir a realização de operações de computação em nuvem.
Também para a Europa?
Apesar das claras ambições inerentes ao lançamento desta nova submarca, a Geely não revela, contudo, se os automóveis da Galaxy virão a ser comercializados fora do mercado da China.
Resta aguardar...