Partindo dos dados dos nossos Ensaios e Comparativos realizados desde o início de 2018, e também dos valores difundidos pelos 'nuestros hermanos' do Autobild.es, vamos hoje publicar os dados de consumo que mostram as discrepâncias entre os valores que eram apresentados com o NEDC e aqueles que se registam efetivamente. Depois de alguns citadinos, utilitários e compactos que gastam mais que o anunciado, fazemos agora a comparação de consumos das grandes berlinas. Verdadeiros modelos topo de gama, as grandes berlinas destinam-se, normalmente, a clientes que não se preocupam muito com o dinheiro que gastam com combustível. O que não quer dizer que não tenham um pensamento ecológico e, dessa forma, não estejam preocupados com o impacto que uma eficiência inferior da sua viatura pode ter no meio ambiente. Agora vamos dar a conhecer as discrepâncias que existem entre os valores apresentados com o anterior ciclo NEDC e os dados obtidos em consumo real, algo que tem, obviamente, impacto no dióxido de carbono, partículas e óxidos de azoto enviados para a atmosfera. Depois dos modelos mais pequenos do mercado e também das berlinas de menores dimensões, continuamos a publicar a listagem da diferença entre os dados obtidos em laboratório (sistema substituído este mês pelo WLTP) e as medições efetuadas pela Turbo, e também pela Autobild.es, em ambiente real de condução. Para poder fazer a comparação entre os consumos das grandes berlinas nas avaliações NEDC e em percursos normais do quotidiano, veja a fotogaleria seguinte. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/1-31.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/2-32.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/3-29.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/4-29.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/5-37.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/6-25.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/7-26.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/8-28.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/9-25.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/10-24.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/11-21.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/12-24.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/Opel-Insignia-300800-11111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/09/Opel-Insignia-300800-22222.jpg] Notas:
- Os valores de consumo oficiais apresentados referem-se ainda ao anterior ciclo NEDC
- O facto de não surgirem aqui alguns modelos de monta prende-se com o facto de não termos dados recentes relativamente a eles, não significa que eles gastem mais ou menos do que aqueles apresentados.
- Não incluímos dados das apresentações de novos modelos no estrangeiro porque, não se tratando de um percurso escolhido pela Turbo, não temos como fazer uma avaliação mista e que combine os principais cenários de condução (estrada, auto-estrada e cidade).
- Os valores publicados originalmente pela Autobild.es são da sua responsabilidade, mas foram adicionados porque este meio de comunicação afirma que segue também uma metodologia específica para obter dados concretos e fiáveis.
- As fotos apresentadas dos automóveis são dos sites de imprensa das marcas, não correspondem a nenhuma versão específica.