Depois da subida da última semana, gasolina e gasóleo iniciam esta semana de 17 a 21 de abril com tendências opostas, com prejuízo para a primeira. Cujo preço volta a subir mais um cêntimo...
Divulgados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), os preços dos combustíveis fósseis para a semana que agora começa revelam a tendência de crescimento a que se tem vindo a assistir, mais precisamente, no que à gasolina de 95 octanas diz respeito. E que, a partir de hoje, passa a ter como preço de referência os 1,709 euros por litro.
Já o gasóleo, retoma a tendência de descida, caindo 1,5 cêntimos por litro, passando a exibir como preço de referência os 1,500 euros por litros.
A DGEG recorda que estes preços indicativos "são apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas do último período conhecido, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros".
Sobre a evolução dos mesmos, a mesma entidade destaca o facto do preço médio da gasolina ter subido, em fevereiro, 0,6% face a janeiro, ao passo que o gasóleo caiu 0,1%. Tendências que, acrescenta, "acompanharam o comportamento dos mercados internacionais".
LEIA TAMBÉM
Pode um veículo de combustão usar combustíveis sintéticos? Saiba a resposta
Entretanto, vale também a pena recordar que termina, esta segunda-feira, as medidas de apoio fiscal aos preços dos combustíveis em Portugal, o que faz prever um agravamento dos preços no posto de combustível.
No entanto, o Ministério da Economia tem previsto, para hoje, uma conferência de imprensa, na qual também poderá anunciar a renovação dos apoios.
A terminar, recordar, ainda, que os preços dos combustíveis poderão registar oscilações, consoante não só o comercializador, mas também a região do País, pelo que, a nossa recomendação, é que consulte o site 'Preço dos Combustíveis Online', para assim descobrir o posto com gasolina e gasóleo mais baratos, na área onde se encontra.