A semana começou com boas notícias para os condutores portugueses, e, em particular, para aqueles que possuem veículos a gasóleo. Isto porque, embora a gasolina também tenho visto o preço descer, o gasóleo iniciou a semana com um valor de referência como já não se via desde 2021!
Depois de uma primeira semana de maio em que apenas o gasóleo simples viu o seu preço descer, a semana que agora se inicia, veio alargar essa mesma tendência, também à gasolina de 95 octanas.
Atualizados os preços pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a gasolina de 95 custa agora menos seis cêntimos que na última semana, passando a apresentar um preço de referência de 1,650 euros por litro. Valor que, diga-se, é também o mais baixo dos últimos seis meses.
No entanto e embora o significado desta descida na gasolina seja de realçar, tão ou mais importante, é a queda no preço de referência do gasóleo simples, o qual, graças a um corte de cinco cêntimos, passa agora a ter o preço do litro fixado nos 1,442 euros. Algo que não acontecia desde 2021.
Recordar que e segundo também refere a DGEG, estes preços "são apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas do último período conhecido, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros".
LEIA TAMBÉM
Portugueses defendem redução dos impostos sobre combustíveis
Também por este motivo, a DGEG recomenda a consulta do site Preços dos Combustíveis Online, como forma de apurar qual o posto de combustível mais barato na área onde se encontra, já que os preços podem sofrer alterações em funções do comercializador e da região do País onde estejamos.