Depois de, já na última semana, terem sofrido ligeiros agravamentos, gasolina e gasóleo iniciam, esta segunda-feira, mais uma semana, com nova subida nos preços. E, desta feita, mais acentuada.
As previsões são da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), que aponta para uma subida de 3 cêntimos no preço do litro de gasóleo simples, enquanto, na gasolina simples de 95 octanas, a subida deverá rondar os 2,5 cêntimos.
Desta forma, a gasolina de 95 octanas e sem qualquer aditivo deverá apresentar, a partir de hoje, um preço por litro na ordem dos 1,664 euros, ao passo que o Diesel simples deverá rondar os 1,580 €/litro.
Contudo, importa também referir que estes preços poderão apresentar alterações consoante as marcas, postos de combustível e, até mesmo, localização geográfica dos revendedores, uma vez que se trata de um mercado liberalizado.
Também por este motivo, a DGEG recomenda a todos os condutores a consulta do portal "Preços dos Combustíveis Online", de forma a conhecerem quais os postos de combustível com os preços mais baixos, na área onde se encontram.
Portugal com preços abaixo da média europeia
Recorde-se que, de acordo com a Comissão Europeia, Portugal tem, presentemente, a 10.ª gasolina simples de 95 octanas mais cara no espaço comunitário, com um preço 1,3 cêntimos mais baixo que a média europeia.
LEIA TAMBÉM
Pode um veículo de combustão usar combustíveis sintéticos? Saiba a resposta
Já no caso do gasóleo, Portugal apresenta o preço 14.º mais elevado dos 27 estados-membros que compõem a União Europeia.
Ainda no domínio comunitário, a Dinamarca é o país onde a gasolina de 95 octanas tem o preço por litro mais alto (1,965 euros), enquanto a Finlândia é o estado europeu onde o gasóleo é mais caro: 1,777 euros/litro.