Depois das sucessivas descidas de preço das últimas semanas, o gasóleo está esta semana mais caro. Tendência de subida que, ainda assim, não afectou a gasolina, a qual surge, pelo contrário, mais barata que na última semana…
Os dados são da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), que voltam a revelar um "sobe e desce" ligeiro nos preços dos combustíveis, embora e à partida para uma nova semana, com mudanças nas tendências reveladas por cada protagonista: enquanto a gasolina, que vinha a ficar mais cara, vê o seu preço descer, o gasóleo, que tendia a ficar mais barato, regressa agora às subidas.
Assim e ainda de acordo com os mesmos dados, o litro de gasóleo simples deverá surgir, esta segunda-feira, nos postos de combustíveis, até um cêntimo mais caro, ao passo que a gasolina simples de 95 octanas deverá ver o seu preço cair cerca de meio cêntimo.
Desta forma, o preço médio do litro de gasolina simples deverá rondar os 1,645 €/litro, enquanto o diesel sem quaisquer aditivos deverá apresentar um preço de referência na ordem dos 1,550 €/litro.
Importa, no entanto, também frisar que estes valores podem variar consoante os postos de abastecimento e até mesmo de acordo com a sua localização. Razão pela qual a DGEG continua a recomendar aos consumidores que não deixem de consultar o portal "Preço dos Combustíveis Online", de forma a conhecerem quais os revendedores com os preços mais baixos, na área onde se encontram.
LEIA TAMBÉM
Combustíveis fósseis. AIE antecipa pico na procura ainda para esta década
A terminar, recordar apenas que o mais recente boletim da Comissão Europeia sobre combustíveis fósseis apontava Portugal como o estado-membro da União Europeia com a 10.ª gasolina mais cara, cerca de 3,3 cêntimos abaixo da média europeia.
Já no gasóleo, o preço praticado no nosso País é o 16.º mais caro da União Europeia.