Depois da subida abrupta na última semana, o gasóleo arranca para nova semana com o preço a descer ligeiramente. Sendo que, desta feita e apesar do anúncio do Governo, é a gasolina que fica mais cara...
Em clara subida desde 21 de agosto, período durante o qual subiu cerca de 10 cêntimos, o preço do gasóleo regista, assim, o primeiro abrandamento em mais de um mês. Passando a custar entre 1 e 1,5 cêntimos menos, que na semana passada.
Já a gasolina simples de 95 octanas, adopta tendência contrária e deverá iniciar esta semana com uma ligeira subida no preço de cerca de 1 cêntimo.
Vale a pena aqui recordar que os dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), segundo os quais um litro de gasolina fechou a última semana a custar, em média, 1,859€, enquanto o gasóleo simples custava, em média, 1,815€/litro.
Consumados estes acertos nos preços, a DGEG também aconselha os consumidores a recorrerem ao portal 'Preço dos Combustíveis Online', para conhecerem quais os postos de combustíveis com os preços mais baixos, na área onde se encontrem.
Governo anuncia corte nos impostos sobre combustíveis
Entretanto, já esta manhã de segunda-feira, o Ministério das Finanças anunciou a intenção de devolver a receita adicional do IVA dos combustíveis, por via do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), o que deverá levar a uma redução adicional nos preços, "de 2 cêntimos por litro no gasóleo e de 1 cêntimo por litro na gasolina".
LEIA TAMBÉM
Combustíveis fósseis. AIE antecipa pico na procura ainda para esta década
Desta forma, acrescenta o Executivo em comunicado, o desconto no ISP passa a ser de 15,1 cêntimos por litro no gasóleo e de 16,3 cêntimos por litro na gasolina. O que deverá conduzir a uma redução total de 25,1 cêntimos no preço do litro de gasóleo, e de 26,1 cêntimos, no preço do litro de gasolina.