Gasnam reclama apoios para compensar aumentos do gás natural

A Gasnam pede apoios para as empresas para compensar os aumentos do preço do gás natural veicular, que tem vindo a prejudicar...

A Gasnam pede apoios para as empresas para compensar os aumentos do preço do gás natural veicular, que tem vindo a prejudicar a competitividade dos operadores de transporte.

A Gasnam solicita apoios para as empresas de transporte que investiram na aquisição de veículos movidos a gás natural veicular devido ao aumento do preço do combustível desde o início do último trimestre de 2021.

A Gasnam considera que as empresas de transporte que "apostaram com mais determinação na descarbonização de pessoas e mercadorias não podem ser as mais atingidas com o aumento galopante de preços nos mercados energéticos".

A Associação Ibérica de Gás Natural para a Mobilidade defende apoios para as empresas que foram pioneiras no transporte sustentável face "ao aumento generalizado dos preços do gás natural".

Para a Gasnam é necessário que o Governo português dê um sinal do seu apoio às empresas que mais apostaram nos combustíveis alternativos e que estão a sofrer o impacto do aumento drástico dos preços.

Descarbonização progressiva

A Gasnam sublinha que a transição para combustíveis não poluentes deve ser baseada num processo de descarbonização progressiva compatível com a contenção de custos, sendo o gás natural apontado com a única solução madura que tornou isso possível, já que o custo de transição é significativamente mais competitivo do que qualquer outro combustível.

No transporte de longo curso, a tecnologia do gás natural é uma das soluções para a progressiva descarbonização desta atividade, através de gases renováveis como o biometano ou da mistura com hidrogénio verde.

Apesar de ter um potencial significativo, a produção local de biometano a partir de resíduos ainda não foi implementada em Portugal. Além disso, a falta de desenvolvimento do quadro regulamentar adequado também condicionou os auxílios à aquisição de veículos pesados GNC/GNL previstos no quadro do Plano de Recuperação, uma vez que a Europa exige a garantia do abastecimento de biogás para a implementação dos incentivos.

Biometano evita emissões

A Gasnam recorda que os veículos movidos com GNC ou GNL podem usar biometano sem necessidade de qualquer tipo de modificação nos seus motores ou infraestruturas de abastecimento.

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Gás natural veicular evitou emissões de 10.000 toneladas de CO2 em 2020

Segundo um relatório recente da consultora independente PwC para GASNAM apresentado em dezembro de 2021, a utilização de uma frota de veículos pesados a gás natural com um mix de gases renováveis (biogás e hidrogénio) poderia evitar entre três e sete milhões de toneladas de CO2 em 2030 a nível ibérico, o que representa entre 15-20% da meta do PNEC e do PNIEC para o setor de transportes.