Primeiro EV luso para bajas. Galp é a patrocinadora oficial do T3EV

A petrolífera portuguesa Galp acaba de anunciar-se como patrocinadora oficial do primeiro automóvel elétrico de competição português, o T3EV.

A petrolífera portuguesa Galp acaba de anunciar-se como patrocinadora oficial do primeiro automóvel elétrico de competição português, o T3EV. Um buggy eléctrico que fez a sua estreia na Baja de Reguengos de Monsaraz e que vai agora estar em exibição no Salão Automóvel Híbrido e Elétrico, que terá lugar de 22 a 24 de outubro, no Porto.

Projectado e fabricado pela empresa portuguesa ADESS AG - Advanced Design and Engineering Systems Solutions AG, o T3EV é um buggy elétrico pensado para as provas de todo-o-terreno e, em particular, ralis de curta distância, as chamadas 'bajas'.

Esta nova proposta de competição, concretizada em Vialonga, local onde a ADESS AG se dedica a projectar, construir e desenvolver carros e motociclos de corrida, automóveis de alto desempenho e veículos elétricos de topo, tem na base uma bateria dupla, refrigerada a líquido, e com uma capacidade de 54 kWh. A permitir, assim, autonomias na ordem dos 70 km, em modo de corrida offroad, e de 150 km, quando em modo de cruzeiro e a uma velocidade máxima de 140 km/h.

O T3EV com o lettering do patrocinador oficial
O T3EV com o lettering do patrocinador oficial

Quanto ao sistema motopropulsor 100% elétrico, anuncia, segundo revela em comunicado a Galp, uma potência de 400 kW, ou seja, perto de 544 cv.

Com presença já agendada para o próximo Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, que decorrerá entre 22 a 24 de outubro, na Alfândega do Porto, o T3EV já teve, de resto, a sua estreia na competição. Mais concretamente, com a participação no prólogo da Baja de Reguengos de Monsaraz, que teve lugar entre 1 e 3 de outubro, e no qual, refere a petrolífera portuguesa, "com uma boa performance".

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Entretanto, a Galp deixa, igualmente, a promessa de que este T3EV participará, no futuro, em outras corridas, contra adversários com motores de combustão interna, ao mesmo tempo que, já no domínio da Mobilidade Eléctrica do dia-a-dia, anuncia o objectivo de chegar ao final deste ano, com mais de 1.000 postos de carregamento para veículos elétricos, em Portugal.