Futuros BMW Série 1 e Mini vão partilhar plataforma

A nova geração do BMW Série 1, que chega em 2028, vai ter versões de combustão e elétrica i1 e irá partilhar a plataforma com a Mini para ajudar a baixar custos e a aumentar a eficiência.

Ao contrário de outros fabricantes como a Mercedes-Benz ou a Audi, a BMW decidiu não abandonar o segmento dos pequenos familiares e está a desenvolver um novo modelo para substituir o atual Série 1, estando previsto o seu lançamento em 2028.

A gama terá versões de combustão e elétricas, devendo estas últimas receber a designação i1. Ambas deverão chegar ao mercado em simultâneo, partilhando a plataforma e o estilo, que será influenciado pela nova linguagem de design Neue Klasse.

Em declarações aos britânicos da Autoexpress, o vice-presidente de gestão de produto da BMW, Bernd Koeber, explicou que a BMW irá continuar presente neste segmento devido à importância deste modelo para a marca. “Se formos para a Grécia ou para Espanha e tirarmos o Série 1 perdemos um terço no nosso negócio. Portanto, se quisermos ser uma marca global teremos de fazer coisas nos mercados domésticos que são relevantes”.

Bernd Koeber sublinhou que a disponibilização de um modelo de entrada como o Série 1 tem um enorme impacto na marca como um todo. “É muito importante para a marca porque o Série 1 tem uma elevada penetração entre os condutores jovens”, explica.

Com o objetivo de controlar os custos de produção, a BMW vai recorrer à plataforma Neue Klasse, que oferece uma elevada flexibilidade para disponibilizar diferentes configurações e distâncias entre-eixos. Outra vantagem para a BMW é a Mini, já que a futura geração do Série 1 deverá partilhar componentes com a marca irmã.

Bernd Koeber, que já foi vice-presidente da Mini até 2022, acrescentou que permanecer no segmento dos carros pequenos irá obrigar a BMW a encontrar soluções mais inteligentes e eficientes, as quais poderão ser aplicadas a modelos maiores, já que a marca alemã tem uma elevada competência na área de eficiência de custos.