Futuros BMW M elétricos terão motores nas quatro rodas

A BMW M divulgou um video, onde revela algum do trabalhado que está a ser realizado no desenvolvimento dos novos desportivos elétricos. Segundo a marca, o primeiro M elétrico terá motores nas quatro rodas, para oferecer níveis de prestações sem precedentes.

Apesar da BMW já ter alguns modelos elétricos da linha M Performance, como o i5 M60 ou o i7 M70, o primeiro M elétrico a sério só chegará lá mais para o final da década.

Contudo, o desenvolvimento já arrancou com protótipos baseados no i4 M50, o modelo mais vendido da BMW M em 2022 e 2023.

Um video divulgado recentemente pela BMW mostra os bastidores do desenvolvimento e testes dos protótipos dos M elétricos. Durante cerca de 2m30s do video, o diretor de desenvolvimento de veículos da BMW M, Carsten Wolf, partilha alguns dados acerca dos novos modelos, designadamente que terão quatro motores elétricos. Ele considera que aquela arquitetura irá oferecer “um nível de prestações sem precedentes e de qualidade que, hoje em dia, sem sequer se consegue imaginar”.

O protótipo mostrado no video é mais do que um i4 M50 com uma camuflagem colorida e a grelha de duplo rim do M3. Além de ter quatro motores elétricos também possui sistema de travagem em carbono e cerâmica, reforços na carroçaria para aumentar a rigidez e novos sub-chassis em ambos os eixos. Claro que devem haver muitas outras alterações que a BMW não refere.

BMW admite contratempos

No decurso do video, a BMW admite que nem sempre as coisas correm bem nos testes. No minuto 5m50s, um X7 encosta ao lado do i4 M50 para lhe dar dar um encosto de bateria.

De acordo com Carsten Wolf, os engenheiros tiveram de mudar o compressor de corrente alterna para resolver o problema, mas isso não resultou. O passo seguinte foi mudar os motores dianteiros e voltar à pista de testes.

Aparentemente, a BMW estava a correr contra o tempo para ter o protótipo preparado para que os executivos de topo pudessem conduzir o i4 M50 com quatro motores elétricos.

Será de referir que o responsável da máximo da BMW M Frank van Meel já confirmou o lançamento de uma berlina elétrica do segmento do M3, sendo de prever que chegue em 2027 ou 2028. Mas o M3 de seis cilindros em linha não vai desaparecer.

A nova geração da berlina desportiva está na calha, estando a ser desenvolvida sob a designação interna “G84”. Segundo alguns rumores deverá entrar em produção em meados de 2028, possivelmente apenas com caixa de velocidades automática e tração integral.