Os fabricantes de automóveis continuam à procura de soluções para aumentar ao máximo a autonomia dos seus veículos plug-in híbridos e elétricos. Prova disso é o 'push' da Audi em painéis solares e o seu compromisso em instalar pequenas células em todos os seus modelos com tecto panorâmico. Numa segunda fase, todos os tejadilhos dos seus modelos serão inteiramente cobertos pela mesma solução. A companhia alemã acaba de formar uma parceira com a chinesa Hanergy para o desenvolvimento da tecnologia, tendo estabelecido o objetivo de ter o primeiro protótipo pronto no final de 2017. A energia gerada por intermédio destas células solares irá servir para alimentar equipamentos como o ar condicionado ou o aquecimento dos bancos, para então no futuro serem configuradas para recarregarem diretamente a bateria dos seus veículos eletrificados. Leia também: Elétricos tornarão fornecedores irrelevantes em 2030 "A autonomia dos carros elétricos tem um papel decisivo na escolha dos nossos clientes. Em conjunto com a Hanergy, temos como objetivo instalar tecnologia solar inovadora nos nossos modelos em troca de uma maior autonomia obtida de forma sustentável", refere Bernd Martens, membro da direção da Audi. Os alemães não serão, contudo, os primeiros a explorarem a energia solar como fonte de energia de um veículo. Os painéis solares que se encontravam no tejadilho do Mazda 929 de 1992 alimentavam uma ventoinha com a missão de arrefecer o habitáculo quando o veículo se encontrava estacionado durante o Verão. Mais recentemente, a Nissan brincou com a tecnologia colocando painéis solares no spoiler traseiro do Leaf, ao passo que, em alguns mercados, o Toyota Prius pode mesmo ser encomendado com um tejadilho totalmente preenchido com pequenas células solares. As iterações da Hanergy neste sector não são de agora: os painéis solares que se encontravam no tejadilho do Aston Martin Vantage GTE que correu no WEC em 2014 foram por si desenvolvidos e instalados, servindo de energia adicional para alimentar sistemas como o ar condicionado do carro. No mesmo ano, a companhia instalou ainda os painéis solares de uma fábrica de super carregadores da Tesla em Pequim. Leia também: Próximo RS da Audi será o Q8