Futuro BMW X5 terá versão a hidrogénio com tecnologia Toyota

A nova geração do X5 vai ter uma versão a hidrogénio com tecnologia desenvolvida em conjunto com a Toyota, que constituirá um complemento às motorizações de combustão a gasolina e a gasóleo, assim como à elétrica a bateria, iX5. O estilo será inspirado na linguagem de design Neue Klasse.

A futura geração do BMW X5 não terá apenas motorizações de combustão interna e elétricas a bateria, mas, também, uma proposta movida a hidrogénio, referem fontes próximas da BMW, adiantando que o lançamento está previsto para 2028.

A marca de Munique vai, a pouco e pouco, levantando o véu sobre a nova geração do X5. Em julho de 2024, alguns protótipos camuflados foram “apanhados” em testes, deixando perceber que terão um design inspirado na nova linguagem de estilo Neue Klasse.

Contudo, ao contrário do iX3 mais compacto que utilizará a plataforma Neue Klasse, a gama X5 deverá ser baseada numa versão atualizada da arquitetura CLAR (Cluster Architecture) da BMW.

Segundo avançam os britânicos da Autocar, a plataforma existente foi escolhida porque vão haver modelos de combustão do X5 e a plataforma Neue Klasse foi desenvolvida sobretudo para veículos elétricos.

Oferta alargada

Todavia, o novo BMW iX5 não vai ficar atrás do iX3 em termos de tecnologia, pois também vai usar a sexta geração de motores elétricos da BMW, uma arquitetura elétrica de 800 volts e células redondas de bateria, as quais oferecem uma maior densidade energética.

Os clientes que não estiverem interessados num X5 com motor de combustão ou como elétrico a bateria, a BMW vai propor uma variante a hidrogénio que irá usar a mesma linha motriz da Toyota. Apesar dos detalhes ainda não serem conhecidos deverá apresentar bastantes melhorias relativamente ao protótipo iX5 Hydrogen revelado há dois anos. Aquele veículo tinha uma pilha de combustível na parte dianteira e dois depósitos de hidrogénio, que desenvolvia uns respeitáveis 396 cv.

As versões de entrada do X5 virão com motores turbo de seis cilindros em linha a gasolina e a gasóleo com 3,0 litros. Na fase de lançamento, o X5 M60 será o topo de gama a combustão, vindo equipado com um propulsor de seis cilindros em linha de 3,0 litros, associado a um sistema híbrido plug-in. A BMW também pretende lançar um iX5 M Performance com mais de 600 cv.