Futuro Alfa Romeo Giulia vai mudar de formas

A próxima geração do Alfa Romeo Giulia irá abandonar o formato de berlina desportiva, em prol de uma maior distância maior ao solo, na forma de crossover.

Santo Ficili, o novo CEO da Alfa Romeo e também responsável pela Maserati, confirmou, em declarações à agência francesa L’Argus, que o Giulia irá adotar “um novo design e um novo tipo de carroçaria”.

Embora não tenha avançado com mais detalhes, Ficilli revelou que o próximo Giulia continuará a partilhar a sua plataforma com o Stelvio. “Assim, podem imaginar o tipo de veículo que iremos oferecer”, acrescentou o CEO.

Sabe-se que este novo modelo vai utilizar a plataforma STLA Large e estreará um interior mais evoluído, com um novo sistema de infoentretenimento que incorporará funções de inteligência artificial e sistemas de assistência à condução.

A plataforma é também utilizada no novo Dodge Charger, contudo, Ficili adiantou que os novos modelos terão um cunho próprio, além de seguirem uma totalmente nova silhueta de fastback crossover. Tal como, aliás, a Stellantis apresentou em propostas como o DS N.º8 ou o Peugeot 408.

Primeiro como elétrico e depois híbrido

O primeiro modelo europeu a utilizar a plataforma STLA Large será o futuro Alfa Romeo Stelvio.

Sobre o sistema de propulsão que irá equipar o modelo, Ficili referiu que, “até ao momento, o novo Stelvio está a ser planeado apenas como 100% elétrico”. “Mas também estamos a trabalhar em versões híbridas”, disse o CEO.

Embora o diretor geral não tenha avançado com detalhes sobre o novo Giulia, é seguro esperar que este siga o mesmo caminho e seja oferecido com uma gama de motorizações similar.

No capítulo da estética,  os novos Giulia e o Stelvio apresentarão uma versão atualizada da icónica grelha "Scudetto". Além disso, não terão a matrícula descentrada, cortesia das novas normas de segurança para peões, já aplicadas no Junior.

A fábrica de Cassino, em Itália, continuará a servir de berço, tanto para o Alfa Romeo Giulia, como para o Stelvio.

O SUV Stelvio deverá estrear-se na primavera, com as primeiras unidades a saírem da linha de montagem a partir de julho. Quanto ao Giulia, então já como crossover, é provável que se dê a conhecer em 2026.